Único candidato deficiente visual no AM é do Psol
Ricardo Souza vai disputar uma da vagas à Câmara dos Deputados pela primeira vez

Gabriel Ferreira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 31/07/2022 às 17:45 | Atualizado em: 31/07/2022 às 18:30
Até o momento, de todas as candidaturas apresentadas das eleições 2022 no Amazonas, só o Psol apresentou um homem deficiente visual para concorrer ao pleito.
Candidato a deputado federal, Ricardo Souza, 43, é formado em sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), trabalha como professor no Cetam Digital.
Ele contou ao BNC Amazonas que perdeu a visão por um problema de descolamento na retina aos 17 anos de idade. Desde então, convive com a perda total da visão.
Conforme o candidato, o Psol foi o único partido que lhe abriu as portas para concorrer ao pleito.
Filiado desde 2019 na sigla, Souza já concorreu ao cargo de vereador de Manaus nas eleições municipais 2020.
“O Psol abre muitas portas. Eu não tive oportunidade em outros partidos que eu participei, do Centrão, a me candidatar. Eu já trabalhei muito na política com meus familiares, mas o Psol abriu portas”, revelou.
O candidato do Psol disse que defende os diretos das pessoas que tem a deficiência, que “tem no papel, mas na prática não acontece nada”.
Além disso, ele também defende a utilização da tecnologia para atender as pessoas com deficiência visual, com experiência em seu projeto chamado Visão Tecnológica, idealizado para pessoas cegas e com baixa visão.
“Estamos ali alimentando motivos, pra está na sala de aula, no mercado de trabalho e realmente participar dos meios sociais, ter direito a cultura, lazer, e as coisas que nós temos direito pra acesso”, destacou.
Leia mais
Psol define Marcelo Amil como candidato ao governo do AM
Foto: BNC Amazonas