TSE lança documentário sobre instalação de urna no Vale do Javari
Instalação de seção eleitoral na aldeia Maronal virou documentário, disponível no canal do TSE no YouTube

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília*
Publicado em: 09/08/2022 às 14:23 | Atualizado em: 09/08/2022 às 14:23
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta terça-feira (9), quando se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o documentário “Seção 37: a urna chega ao povo marubo”, que já está disponível no canal do órgão no YouTube.
A equipe de comunicação do TSE fez as filmagens entre os dias 21 e 23 de setembro de 2021, durante instalação de uma seção eleitoral na aldeia Maronal, que fica na terra indígena do Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru, a 1.000 quilômetros de Manaus.
De acordo com assessoria de comunicação, a equipe de reportagem do TSE foi a última a visitar o Vale do Javari antes do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.
“Eu me senti muito feliz e privilegiado em participar dessa missão. Ver a felicidade e a vontade dos indígenas em poder tirar o título de eleitor pela primeira vez foi simplesmente incrível e maravilhoso”, relatou Antônio Augusto, repórter-fotográfico do TSE e integrante da equipe que fez o documentário.
“O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena demarcada do país e abriga diversos povos. A área tem 85.445 km2, e o deslocamento dos indígenas da aldeia Maronal, habitada por 425 integrantes do povo marubo, para seções em outras aldeias no dia da eleição pode levar muitas horas, o que compromete o exercício do voto, principalmente para as mulheres. Daí a importância de instalar novas seções na região”, diz o tribunal.
Justiça Eleitoral
A juíza eleitoral Andréa Medeiros, designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para presidir as eleições municipais de 2020 em Atalaia do Norte, foi quem atendeu a reivindicação feita pelo povo marubo.
“Na eleição, eu verifiquei toda a preocupação não só dos indigenistas, como da Univaja [União dos Povos Indígenas do Vale do Javari] e do próprio TSE de proteger essas comunidades da covid-19 e, ao mesmo tempo, a gente tinha que proporcionar o direito deles ao voto”, afirmou a juíza.
Além de longo, o trajeto até municípios vizinhos é difícil e perigoso, fato que impedia a maior parte dos indígenas de participar da eleição.
“Aqui, até chegar onde tem seção é muito difícil: rio seco, que não dá para descer em uma embarcação maior”, disse Paulo Marubo, um dos moradores da comunidade.
A luta pelo direito ao voto era uma reivindicação antiga da aldeia, que assistiu incrédula à chegada da Justiça eleitoral na localidade.
“Quando eu passei essa informação para a comunidade, ninguém acreditava”, lembrou Marubo.
Exibição
O documentário será exibido por 19 emissoras públicas de 12 estados e do Distrito Federal, e ficará à disposição de todos os exibidores interessados.
Além das TVs públicas, outros 19 canais parceiros vão incluir o documentário na programação
*Com informações do TSE
Assista o documentário:
Leia mais
Exclusão de militar da fiscalização do TSE expõe militância no Exército
Foto: Reprodução/ Vídeo