Gerente da Seduc foi a vítima fatal que parou o trânsito hoje em Manaus

Alcilei Vale Neto, líder indígena mura, comandava a Gerência de Educação Escolar Indígena desde 2016

Alcilei Vale Neto

Neuton Correa

Publicado em: 11/08/2022 às 11:24 | Atualizado em: 12/08/2022 às 18:29

Alcilei Vale Neto, 51 anos, gerente de Educação Escolar Indígena, da Seduc-AM, foi a vítima fatal do acidente que parou o trânsito nas principais avenidas e ruas das zonas Sul e Centro-Sul e parte da Zona Leste de Manaus hoje de manhã.

Alcilei estava indo para o trabalho na garupa de uma motocicleta, quando o pneu da moto estourou e jogou ele e o piloto na pista, na avenida General Rodrigo Otávio, nas proximidades da Ufam.

Na queda, o professor foi esmagado por um caminhão que vinha atrás deles.

A cena do acidente chocou quem passou pelo local ou viu as imagens na internet, porque o corpo dele ficou debaixo das rodas do veículo.

Quem era a vítima

A Seduc publicou nota de pesar, dando informações sobre Alcilei.

De acordo com o documento, ele era titular da Gerência de Educação Escolar Indígena desde 2016.

Era líder indígena do povo mura, do município de Autazes. Era formado em biologia e em Licenciatura Intercultural Indígena.

Leia a NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a Secretaria de Estado de Educação e Desporto lamenta o falecimento de Alcilei Vale Neto, aos 51 anos.

Do povo Mura, Alcilei era natural de Autazes, formado em Ciências Biológicas e em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

Em 2014, ingressou na Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

À frente das atividades do movimento indígena, Alcilei assumiu a Gerência de Educação Escolar Indígena em 2016, onde sempre esteve incansável na missão de executar e assegurar aos povos indígenas uma educação comunitária, intercultural, bi/multilingue, diferenciada e específica, valorizando em suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas.

Alcilei Vale Neto deixa a certeza que cumpriu sua missão durante os anos dedicados à educação e ao serviço público estadual. 

Sempre muito atencioso e responsável, era assíduo e estava sempre disponível para ajudar todos ao seu redor.

Neste momento de profunda dor, a Secretaria de Educação se solidariza com a família, amigos, colegas de trabalho e todas as pessoas que foram marcadas pela história deste profissional ímpar, fazendo votos de que encontrem paz nesse difícil momento.

Foto: Reprodução/Facebook