Governo anuncia recuperação total da AM-352, que leva a Novo Airão

Ordem de serviço saiu neste dia 18 e investimento é de R$ 218,9 milhões

Ferreira Gabriel

Publicado em: 18/08/2022 às 11:09 | Atualizado em: 18/08/2022 às 11:09

O Governo do Amazonas divulgou a liberação da ordem de serviço para recuperação total dos quase 100 quilômetros da AM-352. A rodovia interliga Manaus a Novo Airão por meio dos 70 quilômetros da AM-70, de Manacapuru. O investimento é de R$ 218,9 milhões, segundo o governo.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), responsável pelas obras, o governador Wilson Lima (União Brasil) assinou a ordem de serviço para os 99 quilômetros da estrada neste dia 17.

Dessa forma, a construtora vencedora da licitação já começou a instalação de canteiro de obras e terraplanagem da pista.

Conforme o projeto, as obras previstas são de terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial e profunda; remendo profundo e sinalização horizontal e vertical. Além disso, a pista de rolagem com sete metros ganhará acostamento de um metro em cada lateral.

Antes do asfaltamento completo, a pista vai ter tratamento de base e sub-base com 20 centímetros cada. O asfalto, conforme a Seinfra, terá quatro centímetros de espessura.

Para melhorar a segurança dos motoristas, todas as curvas mais acentuadas, consideradas perigosas, terão a pista corrigida com superelevação, ou seja, um dos lados da pista ficará mais alto do que o outro para facilitar a trafegabilidade dos veículos.

As medidas de segurança incluem ainda implantação de defensas metálicas em pontos mais perigosos e a pista será totalmente sinalizada.

A rodovia AM-352 tem alta importância para a região, tanto para o setor primário quanto para o turismo em Novo Airão e nos municípios circunvizinhos, como Iranduba, Manacapuru e até a capital. Renovada, vai melhorar bastante a vida dos produtores e moradores porque se somará à revitalizada e duplicada AM-70.

Leia mais

Wilson Lima garante que entrega pronta a AM-010 em um ano

Foto: divulgação/Secom