Braga se diz vítima de preconceito racial por agora se assumir pardo
Senador se declarou branco em todas as eleições que disputou. Agora, assumiu-se pardo. Isso pode lhe render mais verba de campanha e mais tempo de TV

Neuton Corrêa, do BNC AMAZONAS
Publicado em: 26/08/2022 às 06:42 | Atualizado em: 26/08/2022 às 06:42
O senador Eduardo Braga (MDB), candidato a governador do Amazonas, fez um post ontem (25) se dizendo vítima de preconceito racial.
O post foi para reagir à repercussão negativa pelo ajuste de cor que fez em sua declaração de raça em seu registro eleitoral.
Braga trocou a pele branca pela parda.
O senador postou uma foto ao lado de seu pai, Carlos Braga, apresentando-o como afrodescendente e caboclo.
“Ser filho dele não deixa dúvidas de que sou pardo”, comentou.
Depois, inseriu-se entre os que lutam no país contra o preconceito.
“Ainda bem que a luta contra o preconceito avança no Brasil”.
Na publicação, ele também explica porque não se assumia negro:
“Em eleições passadas, a origem étnica sequer era uma questão. É positivo que agora nós candidatos precisemos fazer uma autodeclaração”.
Reservista
Além disso, Braga lembrou que, quando fez seu alistamento militar em 1979, ele se declarou pardo.
“Para os preconceituosos que questionam minhas origens, mando uma lembrança: a reprodução do meu certificado de alistamento militar”.
Branco
Acontece que, em todas as eleições que disputou, o político sempre se declarou branco.
Cambalacho
Mas a mudança de cor foi considerada um cambalacho. Foi o que disse o jornalista Ronaldo Tiradentes, ao revelar o ajuste de cor no registro de candidatura de Braga.
Segundo Ronaldo, Braga mudou a cor porque a legislação eleitoral mudou e agora prevê mais verba pública de campanha e tempo de TV para quem se declara negro.
Leia mais
Foto: Divulgação