Trabalho jornalístico tem relevância na decisão do voto, diz pesquisa
Consideram altamente relevante para a escolha do candidato as notícias na TV 48% dos entrevistados

Publicado em: 12/09/2022 às 14:20 | Atualizado em: 12/09/2022 às 14:21
A quantidade de eleitores que dão muita importância para o trabalho jornalístico no momento de definir o voto para presidente aumentou de 2018 a 2022, de acordo com a pesquisa Datafolha.
Pesquisa do instituto feita na quinta (8) e na sexta-feira (9) questionou os entrevistados sobre os fatores que pesam na hora da escolha de um candidato e incluiu entre as perguntas o noticiário em diferentes plataformas.
Consideram altamente relevante para a escolha do candidato as notícias na TV 48% dos entrevistados. Na campanha de 2018, esse mesmo questionamento foi feito, e a resposta foi de 43%.
A margem de erro da mais recente pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento também mostra que eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) dão menos importância ao jornalismo na TV.
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Nesse segmento do eleitorado, 38% dizem que as notícias na televisão têm alta relevância para a definição do voto. Entre quem votará no ex-presidente Lula (PT), a taxa sobe para 57%.
Questionados sobre notícias nas redes sociais, 44% dos entrevistados disseram que elas são altamente relevantes para a escolha do voto. Há quatro anos, eram 38%.
Já em relação a notícias no rádio, as respostas positivas foram de 42% —eram 39% em 2018.
Em outro questionamento dessa série, 65% atribuíram alta relevância a debates entre os candidatos —até agora apenas um foi promovido na campanha.
O horário eleitoral na TV e no rádio é considerado muito importante para a decisão para 38%.
Pesquisas eleitorais são um fator muito importante para 49%, ante 42% de respostas positivas quatro anos atrás.
A pesquisa do Datafolha ouviu 2.676 eleitores e foi encomendada pela Folha e pela TV Globo sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
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Foto: reprodução TV Band