Jornalistas do Amazonas lamentam morte do colega Augusto Banega

Nas redes sociais, colegas jornalistas expressaram pesar, destacando a liderança que Banega exerceu no jornalismo amazonense

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/09/2022 às 19:51 | Atualizado em: 21/09/2022 às 11:16

Faleceu no final da tarde desta terça, dia 20 de setembro, o jornalista Augusto Banega, aos 72 anos. Ele viveu seus últimos momentos na casa de idosos Dr. Thomas, em Manaus.

Nas redes sociais, colegas jornalistas expressaram pesar, destacando a liderança que Banega exerceu no jornalismo amazonense.

Há pelo menos quatro anos ele estava afastado do que mais gostava de fazer, que era exercer a profissão pela qual se formou na antiga Universidade do Amazonas, a atual Ufam.

Banega foi vítima de AVC (acidentes vasculares cerebrais) e desde então perdeu suas funções principais, como fala, visão e mobilidade, além de sequelas mentais.

No exercício da profissão, dedicou pelo menos quatro décadas de sua vida nas redações dos principais impressos do Amazonas. Ao mesmo tempo, serviu de inspiração e orientação para muitos colegas da comunicação.

Só na comunicação da Assembleia Legislativa do Amazonas, Banega serviu por quase 30 anos. Por conta disso, tinha pleno domínio do cenário político do estado e se relacionou com muitos integrantes do meio.

Contudo, aos amigos mais próximos que o visitavam no asilo Dr. Thomas, enquanto pôde, se queixava do abandono e da tristeza.

O sepultamento deve ocorrer neste dia 21, em informação que ainda será confirmada por familiares do jornalista de Urucurituba.

Foto: reprodução/Facebook