Agregador de pesquisas, a cinco dias da eleiĂ§Ă£o, dĂ¡ 52% de votos vĂ¡lidos a Lula

Os grĂ¡ficos do agregador mostram 98 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos Ăºltimos seis meses, mas nem todas sĂ£o consideradas nos cĂ¡lculos

Publicado em: 26/09/2022 Ă s 19:44 | Atualizado em: 26/09/2022 Ă s 19:44

O agregador de pesquisas eleitorais do EstadĂ£o Dados jĂ¡ estĂ¡ atualizado com os nĂºmeros divulgados nesta segunda-feira (26) pela empresa FSB. Segundo a MĂ©dia EstadĂ£o Dados, calculada pelo agregador, Luiz InĂ¡cio Lula da Silva tem 47% das intenções de voto e Jair Bolsonaro, 33%. Considerando-se apenas os votos vĂ¡lidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 52% e Bolsonaro, 36%.

O agregador Ă© uma ferramenta interativa cujos grĂ¡ficos mostram o cenĂ¡rio mais provĂ¡vel da corrida presidencial nos Ăºltimos seis meses, segundo nossa metodologia.

Nele, alĂ©m de consultar a MĂ©dia EstadĂ£o Dados, Ă© possĂ­vel ver de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefĂ´nicas.

A MĂ©dia EstadĂ£o Dados, que tem atualizaĂ§Ă£o diĂ¡ria, nĂ£o Ă© a simples soma dos resultados e divisĂ£o pelo nĂºmero de pesquisas. O cĂ¡lculo considera as linhas de tendĂªncia de cada candidato (se estĂ£o estĂ¡veis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes Ă s pesquisas segundo sua “idade” (a data de realizaĂ§Ă£o) e metodologia (consideramos que, na mĂ©dia os resultados sĂ£o mais precisos quando os eleitores sĂ£o entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone).

Os grĂ¡ficos do agregador mostram 98 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos Ăºltimos seis meses, mas nem todas sĂ£o consideradas nos cĂ¡lculos.

Atualmente, entram na MĂ©dia EstadĂ£o Dados os nĂºmeros das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos Ăºltimos 11 dias.

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Essa janela de inclusĂ£o vai diminuir com o tempo. O objetivo Ă© evitar que resultados desatualizados afetem os nĂºmeros do agregador.

TambĂ©m hĂ¡ salvaguardas para evitar que os chamados outliers ou “diferentões” puxem a mĂ©dia para cima ou para baixo.

O agregador automaticamente reduz o peso de pesquisas que mostrem resultados muito distantes da mĂ©dia geral ou da mĂ©dia de Datafolha e Ipec, empresas que consideramos o “padrĂ£o ouro” por sua tradiĂ§Ă£o e metodologia.

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