Pesquisa Quaest reacende chance de Lula se eleger já no domingo
Na quinta, sondagem do Datafolha, um terceiro levantamento feito de forma presencial, assim como os da Quaest e do Ipec, deverá trazer pistas para confirmar ou rejeitar esta tendência

Publicado em: 28/09/2022 às 13:09 | Atualizado em: 28/09/2022 às 13:09
A quarta-feira começa sob o impacto da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta madrugada que deu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 50,5% das intenções de votos válidos, sinalizando chance de o petista conquistar já no próximo domingo um terceiro mandato à frente da Presidência da República.
Na busca de impedir que isso ocorra, o atual mandatário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fará campanha no litoral paulista e visitará o Instituto Neymar Jr., liderado pelo astro da seleção brasileira e do Paris St Germain na cidade de Praia Grande.
Leia mais
PoderData mostra Lula com 48% e Bolsonaro com 38%
Primeiro Turno
Levantamento do instituto Quaest para a Genial Investimentos apontou a possibilidade de Lula encerrar a disputa presidencial no domingo, elegendo-se em primeiro turno, após pesquisa do Ipec também dar ao petista mais da metade dos votos válidos na segunda.
Na quinta, sondagem do Datafolha, um terceiro levantamento feito de forma presencial, assim como os da Quaest e do Ipec, deverá trazer pistas para confirmar ou rejeitar esta tendência.
Também nesta quarta, pesquisa do PoderData deu a Lula 48% dos votos válidos e, como a margem de erro é de 1,5 ponto percentual, não indica vitória do ex-presidente já no domingo.
Litoral
Bolsonaro faz campanha em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, e no litoral do Estado visitará o Instituto Neymar Jr.. O jogador, que na véspera participou da goleada da seleção brasileira por 5 x 1 sobre a Tunísia, em Paris, não deverá estar presente.
Ainda no litoral, dessa vez em Santos, o candidato à reeleição fará uma motociata e também participará de um comício na cidade.
Preparação para o debate
Líder nas pesquisas, Lula não tem compromissos oficiais de campanha previstos para esta quarta, O petista deve aproveitar o dia para se preparar para o debate entre presidenciáveis na TV Globo, marcado para a quinta.
Além disso, a ausência de eventos públicos deve ajudar o ex-presidente a poupar a voz. Lula, que está com 76 anos, apresentou uma rouquidão maior que a habitual em determinados momentos desta campanha.
Enquanto ele se prepara para o debate, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador do programa de governo petista, Aloizio Mercadante, vão se reunir com integrantes da delegação da Organização dos Estados Americanos que atuarão como observadores na eleição de domingo.
Leia mais na matéria de Eduardo Simões no portal MSN
Foto: divulgação