Decano da bancada do Amazonas no Congresso declara apoio a Bolsonaro 

O deputado Átila Lins manifestou apoio ao presidente da República após conversar com o dirigente do PSD, Gilberto Kassab. Bancada está dividida

Antônio Paulo, do BNC Amazonas 

Publicado em: 07/10/2022 às 15:16 | Atualizado em: 07/10/2022 às 15:16

O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) anunciou nesta sexta-feira (7) apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. 

O decano da bancada amazonense e da Câmara dos Deputados fez a manifestação após conversar com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. 

Por conta da divisão entre os correligionários, a direção do Partido Social Democrático (PSD) liberou a bancada de deputados e senadores a apoiar o ex-presidente Lula ou Bolsonaro. 

Assim como os diretórios estaduais, municipais, governadores e prefeitos do partido estão liberados a apoiar um dos dois candidatos. 

No Amazonas, a bancada do PSD está dividida.  

Enquanto Átila Lins vai de Bolsonaro22, por outro lado o deputado Marcelo Ramos e o senador Omar Aziz são apoiadores declarados do candidato Lula13.  

Procurado, o deputado Sidney Leite (PSD-AM) não respondeu ao questionamento sobre o apoio a uma das duas candidaturas presidenciais. 

Leia mais

Átila conquista 9º mandato de deputado federal

Bolsonaristas

Na bancada amazonense, além de Átila Lins, outros parlamentares também já fizeram declaração de voto. 

Dessa forma, em favor da candidatura à reeleição do atual presidente da República, manifestaram-se os deputados Silas Câmara (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (União Brasil). 

No Senado, Plínio Valério (PSDB), publicou vídeo nas redes sociais com o apoio a Bolsonaro. 

“A História não perdoa aqueles q abandonam o campo de batalha em plena luta. Nesse 2º turno, temos duas opções: avançar ou retroceder.  

Eu decidi ficar no campo de batalha, lutar e seguir em frente.  

Informo aos que me elegeram e devo satisfação que meu voto é 22, de Jair Bolsonaro”, disse o senador tucano. 

A declaração de voto de Plínio Valério a Bolsonaro vai na contramão dos “caciques” do PSDB, como Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Tasso Jereissati que disseram votar em Lula no segundo turno.

Banir o PT

No vídeo, publicado no Twitter, Valério continuou: 

Eu não vou perder essa oportunidade rara de banir de vez do cenário político brasileiro o PT, que tanto mal causou a nossa Nação. 

Eu, minha família, meus amigos e amigas, nesse 2º turno, vamos votar no 22 de Bolsonaro. 

Assim, vai-se poder proclamar ao mundo inteiro que, no Brasil, PT nunca mais.  

Vamos virar o jogo aqui no Amazonas. Paz de Cristo a todos”, disse Plínio Valério”. 

Lulistas 

No outro campo, estão com Lula os deputados José Ricardo (PT-AM) – não reeleito em 2022 – e Marcelo Ramos assim como os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB-AM). 

Fora Sidney Leite (PSD-AM) que não se manifestou, o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade-AM) declarou: “Neutro. Absolutamente neutro”.  

Foto: divulgação