Teste de integridade com biometria será feito também no 2º turno
Segundo o TSE, o teste é realizado no dia da eleição pela Justiça Eleitoral, com acompanhamento de uma auditoria externa.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 20/10/2022 às 18:05 | Atualizado em: 20/10/2022 às 18:07
O teste de integridade com biometria nas urnas eletrônicas também será feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no segundo turno.
Desse modo, o teste de integridade é realizado no dia da eleição pela Justiça Eleitoral, com acompanhamento de uma auditoria externa. Como informa o g1.
Assim, registra-se votos pré-definidos em uma urna à parte, para verificar se o voto digitado será mesmo computado.
Então, a novidade neste ano é que o teste passou a ter biometria de eleitores reais.
A princípio, os votos do teste de integridade eram digitados por servidores da Justiça Eleitoral, sem biometria.
Nesse sentido, a inclusão da biometria, que já foi colocada em prática no primeiro turno, é uma reivindicação do Ministério da Defesa, que integra a Comissão de Transparência das eleições.
Em suma, o TSE afirmou em nota:
“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou no primeiro turno das Eleições 2022, dia 2 de outubro, o teste de integridade das urnas eletrônicas, que ocorre há 20 anos. A novidade do pleito deste ano é o projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade, que tem como finalidade aumentar, ainda mais, a transparência, a auditabilidade e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação brasileiro. No segundo turno, que acontece no próximo dia 30, o TSE realizará ambos os testes novamente”.
Leia mais no g1.
Leia mais
TSE diz que teste de urnas com biometria não detectou falhas
Foto: Divulgação/TSE