Dnit nĂ£o repõe pontes da BR-319 e deixa 100 mil prejudicados
AlĂ©m do desabastecimento nos municĂpios, travessia Ă© um martĂrio aos viajantes.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 26/10/2022 Ă s 10:58 | Atualizado em: 26/10/2022 Ă s 10:58
O governo federal, via Dnit, nĂ£o cumpriu o prazo que prometera para liberaĂ§Ă£o da travessia sobre o rio Autaz-Mirim, onde uma das pontes da BR-319 desabou no inicio do mĂªs.
A promessa era de que esse trecho, no Km 25, estaria entregue aos viajantes e veĂculos no Ăºltimo final de semana.
De acordo com o g1, sem a conclusĂ£o da obra, que Ă© a Ăºnica forma de acesso entre as duas margens, motoristas se arriscavam passando pelo local.
Desse modo, com o risco, a PolĂcia RodoviĂ¡ria Federal (PRF) interditou os acessos ao aterro.
Contudo, a pista improvisada, um aterro no rio, sĂ³ foi entregue ontem (25). Trata-se de estrutura precĂ¡ria, com vĂ¡rias restrições Ă circulaĂ§Ă£o de veĂculos e pessoas.
Segundo o portal g1 Amazonas, no trecho do rio CuruĂ§Ă¡, uma rampa de acesso foi construĂda para que os veĂculos desçam, embarquem em uma balsa que farĂ¡ a travessia para o outro lado, e sigam viagem.
Ainda de acordo com a publicaĂ§Ă£o, a balsa, contudo, nĂ£o chegou ao local. Nos prĂ³ximos dias, ela deve ser içada e colocada em uma carreta para ser transportada atĂ© o rio CuruĂ§Ă¡.
Sobretudo, as duas pontes desabaram na rodovia federal – a principal via de acesso terrestre do Amazonas para outras regiões do paĂs, em um intervalo de dez dias.
Em suma, alĂ©m de afetar mais de 100 mil pessoas, a queda das pontes provoca desabastecimento de alimentos e remĂ©dios em trĂªs cidades do Amazonas.
Por exemplo, Careiro da VĂ¡rzea, Careiro – conhecido como Careiro Castanho – e Manaquiri.
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Foto: BNC