TCU encontra irregularidades em contratos citados na CPI da covid

A suspeita รฉ de fraude ร  licitaรงรฃo em trรชs contratos e da aceitaรงรฃo, nos quatro contratos, de um tipo de carta fianรงa nรฃo previsto em lei e apresentado por empresas de "prateleira", sem capital

Precisa usava documentos falsos na venda da Covaxin ao governo

Diamantino Junior

Publicado em: 27/10/2022 ร s 19:05 | Atualizado em: 27/10/2022 ร s 19:05

O Tribunal de Contas da Uniรฃo (TCU) identificou indรญcios de irregularidades em quatro contratos fechados entre o Ministรฉrio da Saรบde e a empresa Precisa Medicamentos, atual OVS Importadora.

A suspeita รฉ de fraude ร  licitaรงรฃo em trรชs contratos e da aceitaรงรฃo, nos quatro contratos, de um tipo de carta fianรงa nรฃo previsto em lei e apresentado por empresas de “prateleira”, sem capital.

As conclusรตes fazem parte de uma fiscalizaรงรฃo feita a pedido daย CPI da Covid. O tribunal analisou todos os contratos da administraรงรฃo pรบblica federal em que oย FIB Bank figurou como instituiรงรฃo garantidora.

Leia mais

PF realiza busca e apreensรฃo na Precisa Medicamentos

A conclusรฃo da equipe de auditoria foi que somente o Ministรฉrio da Saรบde fechou contratos em que o FIB Bank foi a instituiรงรฃo garantidora. Foram exatamente trรชs. O FIB Bank apresentou como lastro (garantia) dois terrenos, um deles inexistente e o outro nรฃo estando em seu nome.

Nesses contratos, o ministรฉrio aceitou a apresentaรงรฃo de uma modalidade de carta de fianรงa chamada de fidejussรณria, modalidade que nรฃo possui respaldo legal.

Os auditores tambรฉm encontraram outro contrato em que o Ministรฉrio da Saรบde fechou aceitando uma carta fianรงa fidejussรณria, mas dessa vez a garantia foi apresentada pela empresa Profit Bank, tambรฉm suspeita de ter sido “criada e mantida com finalidade de obter recursos mediante fraude, por meio de oferta de carta fianรงa sem qualquer lastro a garanti-la”.

Nos quatro contratos em que foram aceitas as cartas fianรงas sem respaldo legal, a contrataรงรฃo envolveu a empresa Precisa Medicamentos, de Francisco Maximiano, investigado na CPI da covid.

Leia mais na matรฉria de Jรฉssica Santโ€™Ana no portal g1

Foto: Revista Fรณrum