Caixa orienta sobre pagamento das parcelas do consignado auxílio

Por meio do Caixa Tem, banco vai esclarecer as principais dúvidas com relação aos débitos da linha de crédito

Caixa orienta sobre pagamento das parcelas do consignado auxílio

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/11/2022 às 11:13 | Atualizado em: 12/11/2022 às 11:15

A Caixa iniciou o envio de mensagem explicativa (push) pelo aplicativo Caixa Tem aos clientes do consignado auxílio.

Sobretudo, serão esclarecidas as dúvidas que envolvem o desconto das parcelas. O cliente tomador do empréstimo recebe uma notificação com as informações.

Dessa maneira, a mensagem tem o seguinte modelo:
 

A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação.A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a CAIXA receba o valor do Ministério da Cidadania.

Conforme disposto no Art. 28 da Portaria 816 do Ministério da Cidadania, o primeiro desconto no benefício ocorre no mês subsequente ao do envio das informações pelas instituições financeiras.

Por conseguinte, a Caixa é agente operador do Auxílio Brasil, responsável pelo pagamento do benefício e uma das instituições financeiras autorizadas a disponibilizar a contratação do Consignado.

Por exemplo, isso ocorre em sua rede de atendimento digital, por meio do Caixa Tem, e presencial em suas agências, correspondentes Caixa Aqui e unidades lotéricas.

Os descontos das parcelas do Consignado Auxílio obedecem a averbação realizada pelos bancos junto à Dataprev.

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Parcelas não reconhecidas

O beneficiário que não reconhecer a contratação de empréstimo consignado, com parcela debitada indevidamente em seu benefício, deve ligar para o canal de atendimento do Ministério da Cidadania.

Ou seja, pelo número 121, para verificar a instituição financeira onde o contrato foi feito e solicitar o ressarcimento.

Caso o cliente identifique algum desconto supostamente incorreto no seu benefício na Caixa, o banco solicita que ele se dirija a uma agência com CPF e documento de identificação com foto para que seja providenciada a correção necessária.

Mais informações podem ser consultadas na página do Consignado Auxílio. O banco também disponibilizou um vídeo para esclarecer as principais dúvidas em seu canal do Youtube.

Foto: Reprodução/ Canal Consulta Pública