Queiroga diz que vacina atualizada da covid chega logo ao país

Governo Bolsonaro está sob cobrança da equipe de Lula pela vacinação dos brasileiros

STJ deve apurar suposta omissão de Queiroga na vacinação infantil

Publicado em: 23/11/2022 às 11:44 | Atualizado em: 23/11/2022 às 11:44

ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta quarta-feira (23), que o órgão divulgará o cronograma de entrega de vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 nas próximas semanas.

Aprovados na terça-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os imunizantes passaram por atualização que garante proteção contra as variantes Ômicron BA.1 e BA.4/BA.5 da Covid-19.

Segundo Queiroga, o contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a Pfizer contempla a entrega das doses atualizadas. “Em breve, teremos o cronograma de envio dos lotes. As vacinas são efetivas contra óbitos e formas graves da doença”, disse o ministro.

A Pfizer não estipulou data para o envio dos imunizantes, mas ressaltou, em nota, que a entrega deve ser iniciada “nas próximas semanas”.

“As vacinas bivalentes mostraram induzir resposta imunológica robusta para as variantes Ômicron em circulação (BA.1 e BA.4/BA.5), e para outras variantes de preocupação, incluindo o vírus original. Elas também mantêm bom perfil de segurança e tolerabilidade”, informou a farmacêutica.

Aprovação das vacinas

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, na terça-feira (22), o uso emergencial das versões bivalentes da vacina da Pfizer contra a Covid-19.

São os imunizantes Comirnaty Bivalente BA1 e Comirnaty Bivalente BA4/BA5, que atualizam a vacina monovalente aplicada atualmente. O objetivo é ampliar a proteção, abrangendo subvariantes da Ômicron.

Leia mais na matéria de Rebeca Borges no Metropoles

Leia mais

Anvisa determina volta do uso de máscaras nos aeroportos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil