Deputado aciona STF contra Zambelli por incitar golpe de estado
Desde o inรญcio de novembro, a deputada federalย estรก proibida de usar as redes sociais e criar novos perfis atรฉ a diplomaรงรฃo de Lula

Diamantino Junior
Publicado em: 01/12/2022 ร s 18:43 | Atualizado em: 01/12/2022 ร s 21:16
Os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG) e Paulo Teixeira (PT-SP) entraram com uma aรงรฃo noย STFย (Supremo Tribunal Federal) contra colega de Casa Carla Zambelli (PL-SP) por um vรญdeo publicado na quarta-feira (30/11) no qual elaย incita generais comandantes militares a nรฃo reconhecerem a vitรณria do presidente eleitoย Luiz Inรกcio Lula da Silvaย (PT) nas eleiรงรตes.
Para os parlamentares, “trata-se de fato gravรญssimo, praticado por quem deveria, como princรญpio e obrigaรงรฃo basilar, na condiรงรฃo de Deputada Federal, defender a Constituiรงรฃo, as Instituiรงรตes e o processo democrรกtico delineado e reforรงado atravรฉs do sufrรกgio universal”.
No vรญdeo, Zambelli diz que “รฉ hora de se posicionar” e questiona: “De que lado vocรชs estรฃo?”
Ainda segundo os deputados petistas, nรฃo sรณ Zambelli, mas todos os apoiadores do presidenteย Jair Bolsonaroย (PL) vivem em uma “psicose coletiva”.
Leia mais
Bolsonaro discute com Zambelli e motivo seria episรณdio da arma
“Negam o reconhecimento da validade do processo eleitoral e de seu resultado, flertam com a ruptura institucional a partir da defesa de um regime autoritรกrio na conduรงรฃo do paรญs, semeiam รณdio e violรชncia, vendo inimigos e comunistas em todos os cantos, numa vรฃ esperanรงa de que alguma divindade de outro mundo possa modificar a vontade soberana da sociedade brasileira”, afirmam os deputados.
Ao fim do pedido, os petistas pedem que a PGR (Procuradoria-Geral Repรบblica) seja intimada pelo STF e adote providรชncias contra a deputada bolsonarista, sugerindo a abertura de uma investigaรงรฃo, alรฉm de medidas civis e administrativas que a procuradoria julgar necessรกrias.
Eles tambรฉm solicitam que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seja acionado por descumprimento de decisรฃo da Corte eleitoral que vetou o uso de redes sociais por parte de Zambelli.
O UOL entrou em contato com Zambelli e, em caso de manifestaรงรฃo, este texto serรก atualizado.
Desde o inรญcio de novembro, a deputada federal estรก proibida de usar as redes sociais e criar novos perfis atรฉ a diplomaรงรฃo de Lula.
O juiz auxiliar da presidรชncia do TSE, Marco Antรดnio Martin Vargas, impรดs multa de R$ 100 mil para cada conta que venha a ser criada pela parlamentar, caso ela descumpra a decisรฃo.
Leia mais na matรฉria de Caรญque Alencar no portal UOL
Foto: Luis Macedo/Cรขmara dos Deputados