Em vingança, garimpeiros incendeiam UBS dos ianomâmis
Associação indígena afirma que se trata de uma retaliação de operação realizada pela PF e Ibama

Ferreira Gabriel
Publicado em: 07/12/2022 às 11:03 | Atualizado em: 07/12/2022 às 18:56
Garimpeiros incendiaram a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) de Homoxi, na Terra Indígena Ianomâmi em Roraima, nessa terça-feira (6). A denúncia foi feita pela Urihi Associação Ianomâmi, em nota divulgada nas redes sociais.
A Urihi disse acreditar que a ação é uma forma de retaliar a operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na segunda-feira (5), na região.
Desde o último dia 21, agentes das instituições estão no território indígena para promover a terceira fase da operação Guardiões do Bioma.
Procurado, o presidente da associação, Junior Hekurari Ianomâmi, prometeu à reportagem formalizar a denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) e à PF.
Em decisões judiciais solicitadas pelo MPF, o governo federal foi obrigado a promover operações na região para combater crimes ambientais na Terra Ianomâmi.
Na nota, a Urihi lembrou de denúncias feitas neste ano que apontavam uma cratera nas proximidades da UBSI de Homoxi como consequência do avanço do garimpo ilegal. Além disso, citou a tomada do controle da pista de pouso por garimpeiros. Como a região é de difícil acesso, o local servia para o desembarque de aeronaves com profissionais da Saúde.
Leia mais no site FolhaBV
Leia mais
Amazônia brasileira perdeu 19% da vegetação em 37 anos
Foto: Divulgação