Margareth Menezes recebe convite para ser ministra da Cultura

A assessoria da cantora baiana ressalva que ainda não há definição se o convite será aceito ou não

Publicado em: 10/12/2022 às 11:31 | Atualizado em: 10/12/2022 às 11:31

A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023 no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O convite para assumir a pasta foi confirmado à CNN pela assessoria da artista na manhã deste sábado (10).

No entanto, a assessoria ressalva que ainda não há definição se o convite será aceito ou não por Margareth.

O Ministério da Cultura será recriado pelo governo petista após ter sido transformado em Secretaria Especial vinculada ao Ministério do Turismo durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na última quinta-feira (8), a repórter da CNN Julliana Lopes já havia apurado que o nome da soteropolitana ganhou força dentro do grupo temático de Cultura da equipe de transição, e tinha o apoio da futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.

A artista também seria, neste momento, um dos perfis requisitados pelo presidente eleito para o alto escalão do governo: mulher, negra e nordestina.

A CNN apurou que o nome da cantora não é consenso entre entidades ligadas ao movimento cultural. Alguns grupos defendem um ministro, ou ministra, com experiência de articulação política.

A justificativa leva em consideração as dificuldades enfrentadas nos últimos anls para aprovar medidas de ajuda ao setor cultural, como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

A preferência de Janja, no entanto, pode pesar na decisão a ser tomada por Lula.

Leia mais na matéria de Léo Lopes no site da CNN Brasil

Leia mais

Lula anuncia os primeiros cinco ministros de novo governo

Foto: Ascom Margareth Menezes / Reprodução