Bolsonaro e ex-ministro da Justiça se encontraram nos Estados Unidos

Reunião teria sido um dia antes da invasão de Brasília

Mariane Veiga

Publicado em: 10/01/2023 às 17:50 | Atualizado em: 10/01/2023 às 18:43

Antigos aliados de Jair Bolsonaro (PL) informaram ao Palácio do Planalto que o ex-secretário de Segurança do Distrito Federal (DF) Anderson Torres encontrou-se com o ex-presidente em Orlando, nos Estados Unidos (EUA).

O encontro teria ocorrido no sábado (7), um dia antes dos ataques na Praça dos Três Poderes, em Brasília, promovidos por terroristas bolsonaristas.

Anderson Torres também foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro. Ele assumiu como secretário no dia 2 de janeiro.

Logo depois, tirou férias, foi para os Estados Unidos e acabou exonerado da Secretaria após os atos terroristas.

Leia mais

Sai ordem de prisão de Torres, ex-ministro de Bolsonaro

Hoje (10), Torres foi alvo de mandado de prisão determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

 Ele foi substituído por um interventor do governo federal, o atual secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Cappelli, que o acusou de ter sabotado o esquema de segurança na capital federal.

Em entrevista à CNN, Cappelli afirmou que Torres mudou todo o comando da secretaria antes de viajar.

“No dia 1º, tivemos uma posse com milhares de pessoas e uma operação de segurança extremamente exitosa. O que mudou para o último domingo, dia 8, foi que, no dia 2, Anderson Torres assumiu a Secretaria, exonerou todo o comando e viajou. Se isso não é sabotagem eu não sei o que é”, disse o interventor.

Segundo os informantes do governo federal, o ex-presidente Bolsonaro teria mandado auxiliares seus, que o acompanham nos EUA, receberem o ex-ministro no aeroporto de Orlando.

Leia mais na coluna de Tales Faria, no UOL.

Foto: Reprodução