Manaus tem a maior usina de energia solar da região Norte
Inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/02/2023 às 16:08 | Atualizado em: 03/02/2023 às 18:07
Manaus ganhou a maior usina de energia fotovoltaica (energia solar) da região Norte do Brasil, na modalidade de Geração Distribuída.
A estrutura foi inaugurada pela Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas de Manaus, com capacidade para gerar 3,7 GWh por ano. Conforme informação do site Segundo a Segundo.
Como resultado, este volume de energia limpa reduz a emissão de 2,6 toneladas métricas de carbono (CO2).
Dessa forma, o número se iguala ao volume de carbono produzido por 560 automóveis em um ano e tem um efeito semelhante ao de um plantio de 43 mil árvores nativas.
A energia fotovoltaica é limpa e renovável, já que se produz totalmente a partir da luz solar.
Além disso, é uma opção silenciosa, resistente e que traz baixo impacto ambiental.
Complexo energético
Assim, a maior usina solar da região Norte ocupa uma área de 20 mil metros quadrados na BR-174, no ramal da Fazenda da Esperança, e possui 2,55 MWp de potência instalada.
Nesse sentido, oito inversores e 4.960 placas solares formam o complexo energético.
Para o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, explica a importância desse tipo de serviço:
“Esse investimento é importante porque é uma energia renovável, energia limpa que não polui, ajuda o meio ambiente e nós da gestão David Almeida vamos continuar apoiando essas iniciativas”, afirmou.
Segundo ele, essa a alternativa encontrada pela concessionária para suprir a necessidade energética de suas unidades operacionais está inserida na segunda maior matriz energética do país que é a energia fotovoltaica.
Então, a usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia.
Dessa maneira, inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense.
Sendo assim, a Ageman e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) vão acompanhar a operação.
Leia mais no Segundo a Segundo.
Leia mais
Instalação de energia solar com isenção tem prazo final prorrogado
Foto: Segundo a Segundo