Ianomâmis: Múcio fala em não prejudicar ‘inocentes’ entre garimpeiros

O ministro da Defesa disse que não pode julgar os garimpeiros

'Fake News', diz ministro sobre saída de Múcio da chefia da Defesa

Publicado em: 09/02/2023 às 16:07 | Atualizado em: 09/02/2023 às 16:08

Em Roraima, junto com outros ministros de Estado, o ministro da Defesa, José Múcio, disse que o governo se preocupa em não prejudicar “pessoas inocentes”.

Em sua fala, ele se referia à retirada de garimpeiros das terrras indígenas Ianomâmi.

Em coletiva de imprensa, nessa quarta-feira (9), Múcio foi questionado sobre como o governo está tratando as fugas de garimpeiros para não serem presos, o chefe da Defesa disse que é uma questão do Ministério da Justiça.

“Nós temos a preocupação de não prejudicar inocentes. No garimpo, tem pessoas que trabalham lá para se sustentar. Mulheres, crianças e tem homens que estão trabalhando lá pelo seu sustento”, disse. Questionado se ele acha que os garimpeiros são inocentes, ele respondeu: “Eu não posso julgar”.

Antes de embarcar para Roraima, na terça-feira, o ministro afirmou que, para o governo, a “questão humanitária” é primordial. “Evidentemente, que nós estamos primeiro preocupados com a questão humanitária, resolver a questão dos índios, da doença, tirar o povo que tá lá dentro que não pode sair”, disse.

Fuga de garimpeiros

Vídeos que circulam na internet, mostram pessoas se retirando das terras indígenas dos povos Ianomâmi, em Roraima. A região e os indígenas que lá habitam vêm sendo afetados pela atividade ilegal de garimpo. Dezenas adultos, crianças e idosos indígenas já morreram e outros estão hospitalizados.

Leia mais na matéria de Mariana Costa no Metrópoles

Leia mais

Ianomâmis: na expulsão de garimpeiros, Ibama destrói avião e equipamentos

Ianomâmis: políticos de Roraima têm elo com garimpo, acusa secretário

Foto: José Cruz/Agência Brasil