Pescadores denunciam taxas abusivas no terminal privado de Manaus
Após protesto, trabalhadores da pesca querem falar com governador e prefeito

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 10/02/2023 às 15:57 | Atualizado em: 14/02/2023 às 09:50
A empresa Amazon Peixe Aquicultura, arrendantária do Terminal Pesqueiro de Manaus, foi denunciada hoje (10) de cobrar taxas abusivas.
Pelo menos 200 trabalhadores, entre pescadores, donos de barcos, armadores, feirantes, vendedores, carregadores e merendeiras participaram de um protesto contra a empresa na manhã desta sexta-feira.
A manifestação foi na sede da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), na zona sul de Manaus, próximo do terminal.
Conforme o pescador Erismar Augusto dos Santos, se as cobranças abusivas continuarem, o setor pode parar suas atividades.
“Não compensa pagar de 90 a 150 reais para entrar no terminal e buscar o pescado. Pode haver paralisação das atividades e afetar toda a população que tem o peixe como principal alimento em casa”, disse.
Amarilson Cunha, despachante e proprietário de barco, também denunciou as taxas abusivas pela empresa que arrematou o terminal pesqueiro.

Leia mais
Pescadores protestam contra taxa no terminal privatizado de Manaus
Outro terminal
O presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, disse que uma das soluções para o problema seria a liberação do porto do bairro São Raimundo, na zona oeste, para a atividade de desembarque e embarque do pescado.
De acordo com ele, a Fepesca e os trabalhadores vão procurar o governador WIlson Lima e o prefeito David Almeida para resolver a questão.
Veja o vídeo:
Foto: divulgação