Anvisa aprova primeira vacina contra o vírus da dengue 

Além da eficácia geral de 80,2%, o imunizante alcançou 90,4% de proteção contra hospitalizações pela doença 18 meses após a vacinação.

Dengue: de 137 mortes no DF, 55 já estão confirmadas

Publicado em: 03/03/2023 às 07:31 | Atualizado em: 03/03/2023 às 07:31

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem (2) uma nova vacina contra o vírus da dengue, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda.

Como resultado, o produto, batizado de Qdenga, teve eficácia de 80% nos estudos clínicos.

De acordo com o Correio Braziliense, é o segundo imunizante contra a doença a receber registro no Brasil, mas o primeiro que poderá realmente mudar o curso das epidemias da doença.

Isso porque a primeira vacina, do laboratório Sanofi Pasteur e aprovada no País em 2015, foi descartada pela maioria dos países como estratégia de prevenção.

Ou seja, por ser recomendada apenas para quem já contraiu algum sorotipo da dengue, já que aumenta a ocorrência da forma grave da doença em pessoas nunca antes infectadas pelo vírus.

Ela ainda tem pode ser aplicada somente para o público de 9 a 45 anos.

Já o imunizante da farmacêutica japonesa é indicado para pessoas de 4 a 60 anos, com ou sem histórico prévio de dengue.

O produto protege contra os quatro sorotipos do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Anvisa, a vacina será administrada via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina, justificou a Anvisa ao anunciar a aprovação.

De acordo com a Takeda, os estudos clínicos da Qdenga tiveram 28 mil participantes. Isso com acompanhamento de mais de quatro anos dos voluntários da última fase do estudo.

Além da eficácia geral de 80,2%, o imunizante alcançou 90,4% de proteção contra hospitalizações pela doença 18 meses após a vacinação.

Dessa maneira, a Qdenga é feita com vírus vivo atenuado do sorotipo 2 do vírus da dengue.

Leia mais no Correio Braziliense.

Leia mais

Agente comunitário agora é profissional de saúde, garante Lula

Foto: Diculgação/Fiocruz