Amazonas: governo anuncia antecipação da vacina contra gripe influenza
Wilson Lima disse que o estado recebeu 1,7 milhão de doses da vacina.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/03/2023 às 14:29 | Atualizado em: 16/03/2023 às 14:29
O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou hoje (16) que o Amazonas vai antecipar em um mês o início da campanha de vacinação contra a gripe influenza (H1N1) em relação aos demais estados.
Nesse sentido, isso é possível porque o governo federal acaba de enviar uma carga de 1,7 milhão de doses.
Nós estamos em um processo de articulação junto às prefeituras e de preparação com as nossas equipes; e a gente vai divulgar as datas de quando essa vacina e essas campanhas acontecerão. Agora, de fato, é preciso que os pais se mobilizem para levar as crianças, os idosos também compareçam aos postos de vacinação para que todos estejam imunizados, disse Lima.
A campanha nacional contra a gripe ocorre, geralmente, na segunda quinzena de abril. No entanto, no Amazonas, conforme Lima, antecipar a vacinação é prevenir a população de maior exposição ao vírus no período chuvoso.
Temos um quadro significativo das síndromes respiratórias no início do ano, por conta do período de chuvas. Já temos um compromisso do governo federal de, em 2023, a vacinação começar no último trimestre do ano, disse o secretário de Saúde (SES-AM), Anoar Samad.
Leia mais
Alvos prioritários
O público-alvo da vacina será crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de pessoas com deficiência permanente.
Também estarão entre as prioridades de vacinação profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas.
Foto: Antônio Lima/Secom