Água e refrigerante no bumbódromo viram polêmica em Parintins
Motivo da polêmica é uma lei da câmara do local, que envolve até a Coca-Cola.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/03/2023 às 07:16 | Atualizado em: 28/03/2023 às 21:21
A cidade de Parintins virou palco de polêmica nos últimos dias por causa de um projeto de lei.
O projeto libera a entrada de alimentos, água e bebida não alcoólica (refrigerante) na arquibancada do Bumbódromo nos dias de disputa de Garantido e Caprichoso.
A matéria rendeu.
Envolveu o prefeito Bi Garcia, que vetou parcialmente a lei; envolveu os bumbás e a gigante Coca-Cola, que patrocina a festa há 27 anos.
O veto do prefeito entendeu que a lei era genérica e acabou alertando para o risco de Parintins perder a patrocinadora master do evento.
É que a lei não apresentava especificações, por exemplo, sobre quantidades e marcas.
Ou seja: poderia ter dado autorização para entrada de marcas concorrentes à Coca-Cola, que este ano entrou no festival com R$ 2,5 milhões.
Escaldados
O problema é que na história dos patrocinadores do evento existe um episódio semelhante.
Esse episódio aconteceu em 2005. Naquele ano, os bumbás recebiam patrocínio da operadora Vivo, mas o Garantido apareceu na apoteose do espetáculo com uma bandeira da operadora Amazônia Celular.
Naquele período, a Amazônia Celular era a principal concorrente da Vivo.
Resultado: a Vivo, então segunda maior financiadora privada da festa, rompeu o contrato e nunca mais voltou para Parintins.
Um detalhe desse episódio foi que essa bandeira entrou no Bumbódromo com o “homem voador”.
Inócua
O projeto também repercuti em Manaus. Assessores jurídicos da deputada Alessandra Campelo (PSC) enviaram mensagem ao BNC, dizendo que a lei era inócua.
É que, em 2019, a ALE-AM aprovou projeto de lei da parlamentar que já trata desse assunto, com especificações. Leia a seguir:
Água já existe
A entrada de água no Bumbódromo também já existe.
Desde o ano passado, o Governo do Estado já distribui água aos torcedores na fila da arquibancada.
No ano passado, foram distribuídos 70 mil copos de água com a marca do Casama, do governo.
Este ano, a estatal prometeu distribuir 250 mil copos personalizados.
Foto: Yuri Pinheiro/Secom