Já tem máquina para tirar pitiú de peixe no Amazonas
Além de eliminar outros microrganismos e parasitas que vêm no peixe.

Ednilson Maciel, do BNC AMAZONAS
Publicado em: 31/03/2023 às 13:33 | Atualizado em: 03/04/2023 às 18:27
Uma máquina disponível no Amazonas ajuda a tirar o pitiú de peixe, além de descontaminar, desintoxicar, desodorizar e desinfectar.
Trata-se de um equipamento com sistema multifuncional que atua não somente na descontaminação de alimentos (peixe, carne, legumes, frutas e verduras) mas também na eliminação de microorganismos presentes no ar que provocam doênças como viroses e alergias além de aniquilação total de maus odores e mofo, ideal para purificação de ambientes onde habitam idosos e convalescentes mais sensíveis a contaminantes do ar.
Hélio Santos, presidente da Uniônica de Portugal, falou ao BNC sobre a desinfecção de alimentos com a consequente remoção de odores e maus sabores, que no caso do peixe amazonense se designa popularmente por pitiú.
Neste caso do peixe da Amazônia o famoso pitiú, nós desenvolvemos há seis anos, um sistema de remover, e desinfetar, sem causar as sempre temidas sequelas provenientes de mal-estar gástrico, diarreias, infecções intestinais, que são doênças originadas pela ingestão de alimentos que apresentam início da degradação bioquimica e em que as bactérias chegando no intestino, provocam algumas infeções intestinais que fazem com que as pessoas acabem em um posto de saúde tomando soro na veia para combater desenterias. Na verdade o pitiu é um sinal que a natureza dá para servir de alerta para o ser humano desinfetar devidamente o peixe. O Ozônio é sem dúvida a maneira mais eficaz na eliminação do pitiú e de qualquer micróbio ou parasita que esteja presente no peixe, diz.
No caso do peixe do Amazonas, rodeado de um clima tropical altamente propício para a degradação dos alimentos, o sistema UOZ-5G em cerca de 10 minutos desinfeta o pitiú do peixe assim como carne de frango, bovino, suíno ou ovino sem qualquer alteração de sabor e sem deixar qualquer residual no alimento.
Segundo Hélio Santos, essa máquina é fundamental para uso em restaurantes, refeitorios escolares, hotelaria em geral e uso doméstico.
Remoção do pitiú com Ozônio UOZ-5G
Depois do peixe ser lavado, coloca-se o mesmo em um recipiente de plástico ou inox e se cobre de agua. Em seguida, liga-se a máquina que com um difusor de ozônio permanece por um período de tempo na água pre-programado pelo sistema automático da máquina.
Antes, porém, nos vídeos, mostra-se como funciona o processo com a carne de frango, e a seguir com a carne do peixe.
Veja, na sequência de vídeos a quantidade de impurezas que é eliminada dos alimentos:
Por exemplo, um tambaqui de 1 quilo é tratado em cinco litros de água e em 10 minutos está todo desinfetado e sem pitiú, além de qualquer parasita que possa estar no peixe. Outros Protozoários e Helmintos perigosos como a Ameba e Lombriz, serão totalmente e seguramente eliminados.
Leia mais
Vídeo: governador pesca mapará, o peixe da farinha
Maior pirarucu do mundo é capturado no AM e está em Manaus
Esterilizar e desodorizar
Ainda de acordo com Hélio Santos, a máquina também tem a dupla função de atuar em ambientes de até 150 metros quadrados, onde esteriliza e desodoriza o ar e remove mofo.
Outra função importante do sistema UOZ-5G é de tratamento de verduras e legumes onde protozoários e bactérias perigosos como a Ameba e Salmonela ou E-coli e outros agentes patogênicos que se encontram em alimentos, sem a necessidade de adicionar produtos à base de Cloro que transmitem sabores desagradáveis aos alimentos e que geram cloraminas e Trihalometanos que podem originar câncer no sistema urinário dos humanos.

Em Manaus, o equipamento se encontra na Uniônica do Brasil, fundada em 202º e está disponível ao preço de R$ 3.200,00, e pode ser adquirido por meio do contato: (92) 998151-7487 onde várias condições de pagamento podem ser disponibilizadas.
Fotos/vídeos: divulgação