Eleitores de Bolsonaro elegeriam prefeito de Manaus hoje

A pesquisa Perspectiva faz o cruzamento dos eleitores que votaram para presidente no segundo turno ano passado com os candidatos à prefeito da capital amazonense

Prefeito de Manaus diz que obteve ajuda federal a efeitos da covid e cheia

Gabriel Ferreira da redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/04/2023 às 11:17 | Atualizado em: 10/04/2023 às 08:16

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elegeriam o prefeito de Manaus se as eleições fossem hoje. É o que aponta a primeira pesquisa Perspectiva divulgada nesta quinta-feira (7).

Na estimulada, o levantamento faz o cruzamento dos eleitores que votaram para presidente no segundo turno do ano passado com os candidatos à prefeito da capital amazonense para 2024.

Diante disso, constatou-se que no atual momento o perfil do eleitor em Manaus é mais alinhado o espectro político da direta e do bolsonarismo.

Por exemplo, o primeiro colocado na pesquisa, prefeito David Almeida (Avante) que apoiou Bolsonaro no segundo turno de 2022, tem 47% de votantes do ex-presidente, e 34% do presidente Lula da Silva (PT). Além disso, dos que votaram branco e nulo são 3% e quem não votou é de 16%.

Em segundo, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) também tem hoje a maioria do eleitorado bolsonarista com 50%, e 32% petista; Branco e nulo correspondem a 5%; não votou é de 14%.

Logo em seguida, o coronel Alfredo Menezes Junior (PL), cumpadre e amigo do ex-presidente, tem maior percentual de eleitores bolsonaristas, com 83%. Dos que votaram em Lula, são 7%; Branco e nulo 3%; e os que não votaram são de 8%.

Único petista na pesquisa, o ex-deputado José Ricardo (PT) aparece com menor percentual do eleitorado que votou em Bolsonaro em 2022, com 19%. Por outro lado, tem 62% dos que votaram no presidente Lula; Branco e nulo somam 4%; Não votaram 16%.

Confira o perfil dos eleitores dos candidatos abaixo:

Força de Bolsonaro em Manaus

Apesar de ter sido derrotado em 2022, Jair Bolsonaro pelo menos hoje, mantém uma base forte em Manaus.

Como reflexo disso, o ex-presidente venceu Lula na capital amazonense no segundo turno por 61,38% a 38, 72%.

No entanto, ainda falta um pouco mais de 1 ano para a eleição municipal, e o próprio partido de Bolsonaro no Amazonas ainda não tem candidatura definida. Isso, porque Coronel Menezes e o deputado federal Capitão Alberto Neto são cotados para a disputa e são do mesmo partido.

Além disso, há nos bastidores a informação de uma aproximação do prefeito David Almeida com o presidente estadual do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento. Isso, pode influenciar também a escolha do nome da sigla para disputa à prefeitura de Manaus.

Leia mais

PL fica apertado para coronel Menezes

Pesquisa: David na frente, Amom na cola; eleição de dois turnos

David Almeida tem alta aprovação e lidera pesquisa à reeleição em 2024

Foto: Alan Santos / Presidência da República