Ibama acusa tiktoker de interferir em ovos de jacaré no ninho

Órgão afirma que o caso no Amazonas envolve muito mais que a capivara ‘Filó’

Ferreira Gabriel

Publicado em: 04/05/2023 às 11:04 | Atualizado em: 04/05/2023 às 12:09

O influencer Agenor Tupinambá é acusado pelo Ibama de utilizar “animais silvestres de origem ilegal” além da capivara Filó, em Autazes (AM).

A nota técnica do órgão, do dia 24 de abril, é assinada por dois analistas do Ibama. As conclusões foram obtidas por meio da análise de redes sociais do influenciador e entrevista, segundo o documento.

Segundo a nota técnica, o influenciador “manuseou ovos de jacaré no ninho modificando-o”, além de ter manuseado um filhote da mesma espécie. Ambas as ações são consideradas irregulares.

Ainda segundo a nota, Agenor teria utilizado e mantido em cativeiro dois papagaios para se promover nas redes sociais. O documento aponta ainda uma suspeita de as asas terem sido “mutiladas cortando ou arrancando penas”.

Agenor Tupinambá também manteve uma preguiça filhote em cativeiro, segundo a nota. E usou outra preguiça adulta para se promover nas redes. O Ibama aponta que a preguiça filhote morreu pelas condições de “maus-tratos”. Agenor nega as acusações e diz que fez tudo o que podia para salvar o animal.

Além das já citadas, o Ibama apontou haver uma paca em cativeiro, o uso de duas jiboias para se promover nas redes e uma arara vermelha, também em situação de clausura.

Uma aranha caranguejeira, uma coruja e um carão também aparecem no documento como animais sem licença ambiental utilizados por ele para se promover nas redes sociais. O Ibama, no entanto, não confirma que estes animais tenham sido mantidos em cativeiro.

“Alguns podem ter sido capturados na natureza e imediatamente soltos, mas outros como papagaios, arara, preguiça, capivara e paca não estão entre esta possibilidade. Ressalta-se que a captura ou apanha em si já é ato infracional e ilegal, sendo que a manutenção do animal em cativeiro torna continuada a conduta”, diz nota técnica do Ibama.

Leia mais no UOL

Leia mais

Capivara: Ibama vai recorrer da devolução de ‘Filó’, diz chefe no AM

Foto: