Bolsonaro depõe na PF sobre fraude em cartão de vacinação

ConectrSUS emitiu ao menos quatro vezes certificados de vacinação contra a covid-19 que seriam do ex-presidente.

Condenado, Bolsonaro diz: 'estou quase na situação de mané'

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/05/2023 às 06:39 | Atualizado em: 16/05/2023 às 06:39

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento, na tarde desta hoje (16), à Polícia Federal em Brasília.

Ele deve dar sua versão sobre as investigações que apuram fraude nos cartões de vacinação dele, da filha, de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e de pessoas próximas. Conforme o Metrópoles.

Trata-se do caso no âmbito da Operação Venire, deflagrada em 3 de maio.

De acordo com a publicação, Bolsonaro e outras 15 pessoas são investigadas por infração de medida sanitária preventiva. Além de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Nesse sentido, o advogado de defesa de Bolsonaro, Marcelo Bessa, e o próprio ex-presidente deram o tom de quais serão os argumentos usados diante dos investigadores.

Desse modo, Bessa chamou a Operação Venire, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após pedido da PF, de “arbitrária”.

Contudo, tornou-se público que o usuário de Bolsonaro no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, emitiu ao menos quatro vezes certificados de vacinação contra a covid-19 que seriam do ex-presidente.

Ainda, segundo o Metrópoles, três desses certificados foram emitidos nos dias 22, 27 e 30 de dezembro de 2022; antes, portanto, de Bolsonaro embarcar para o autoexílio em Orlando (EUA), no início da tarde de 30 de dezembro.

Leia mais no Metrópoles.

Leia mais

Por forjar dados da covid, Bolsonaro pode pegar 10 anos de prisão nos EUA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil