Calote bilionário de Bolsonaro na Caixa vai ser investigado pelo TCU
Pedido de senador pode revelar como o banco foi usado criminosamente no plano fracassado de reeleição

Publicado em: 29/05/2023 às 18:29 | Atualizado em: 29/05/2023 às 18:31
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) pediu hoje que o TCU (Tribunal de Contas da União) realize uma auditoria financeira na Caixa.
O pedido é baseado em reportagem publicada hoje pelo UOL, que mostrou um calote bilionário e a queima de reservas do banco estatal após duas medidas provisórias assinadas por Jair Bolsonaro em ano eleitoral.
“Os fatos trazidos apresentam resultados lesivos ao Erário. Estes são as consequências de um robusto processo de instrumentalização da Administração Pública voltado para a campanha eleitoral. A criação e a instrumentalização de programas sociais com o único objetivo de interferir no pleito é infração grave, pois representa abuso do poder político e econômico, pois teve o objetivo de impactar na disputa entre candidatos”, declarou Jorge Kajuru, senador da República pelo PSB-GO.
A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) também pediu nesta segunda-feira que o TCU apure os fatos revelados pelo UOL e tome “medidas cabíveis para responsabilização” do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães.
“Ainda são desconhecidos os exatos prejuízos causados pela utilização da Caixa Econômica Federal para abertura de créditos na véspera eleitoral, mas os indícios já são suficientes para concluir pela malversação dos recursos públicos e rombo causado no banco e no FGTS.”
A deputada ainda pediu que a Procuradoria-Geral Eleitoral investigue os fatos, aplique multa e torne Bolsonaro inelegível, “ante os indícios de abuso de poder econômico e político e a intenção de compra de votos”.
Leia mais no UOL
Leia mais
Bolsonaro planeja fazer vaquinha para pagar indenizações
Foto: Divulgação