Adolescente indígena toma gasolina e mata o pai no Amazonas

O indígena travou uma discussão com o pai após ter lhe negado dinheiro para consumir bebida alcoólica e depois o matou

Da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 22/06/2023 às 16:41 | Atualizado em: 22/06/2023 às 16:43

Um adolescente indígena kulina, de 15 anos, confessou que matou o pai a facadas em Eirunepé depois que ingeriu gasolina. O crime ocorreu no dia 25 de abril, no bairro de Fátima, onde vivem muitos indígenas dessa etnia.

A informação só foi divulgada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) neste dia 22.

O jovem teria confessado o crime durante audiência na promotoria de Justiça, em que ele foi acompanhado da defensoria pública e de intérprete, por não falar a língua portuguesa.

Conforme detalhes que relatou, o indígena travou uma discussão com o pai após ter lhe negado dinheiro para consumir bebida alcoólica. Em seguida, lhe desferiu facadas que levaram o homem à morte.

De acordo com os depoimentos colhidos na audiência, várias testemunhas presenciaram o crime e denunciaram o suspeito à polícia.

De acordo com Caio Lúcio Barros, promotor de Justiça do caso, o jovem agiu por vingança e por isso, portanto, pediu sua condenação por homicídio, com algumas condições.

“Foi possível perceber que, apesar de merecer ser condenado por este ato infracional, a medida socioeducativa cabível, conforme pedido pelo MP-AM, seria liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade. Mas, entendendo e respeitando os costumes locais das comunidades tradicionais, nos termos da Constituição federal, esses serviços teriam que ser realizados dentro da própria aldeia, e seria responsabilidade do cacique supervisionar as atividades do adolescente e garantir que ele seja reintegrado ao convívio social de sua etnia”.

O pedido do MP-AM foi acolhido pela juíza Lídia Carvalho, da comarca de Eirunepé, em sentença publicada nesta quarta-feira (21).

*Com informações do MP-AM.

Leia mais

Violência explode e Tabatinga volta a viver medo e insegurança

Foto: Divulgação