Antigas e novas tradições
O #toadas/BNC Parintins se consolida como evento esperado da temporada. É um bom exemplo de como se criam as tradições

Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 24/06/2023 às 14:24 | Atualizado em: 26/06/2023 às 15:32
Para quem ainda não sabe, a disputa entre Caprichoso e Garantido encerra outras competições. O 56º Festival Folclórico de Parintins começou ontem e apresentará quadrilhas, cirandas e os boizinhos, onde as crianças brincam.
Porém a temporada bovina é feita de diferentes eventos em torno da festa oficial. Há a agenda de ensaios técnicos abertos e fechados de Caprichoso e Garantido que ocorrem nos currais e no bumbódromo.
Nesse momento, o público ainda é predominante local. E é exigentes. Diferente dos visitantes, os parintinenses acompanham as minúcias de toda a temporada. Se envolvem e opinam alimentando conversas especializadas nas ruas e nas redes sociais.
Hoje dia 24 de junho, os bois saem na rua. Caprichoso faz o Boi na Rua. Garantido segue rumo a Catedral para encontrá-lo. É como uma última provocação entre eles. Antes, a família Monteverde paga a promessa feita pelo fundador Lindolfo a São Joao Batista. Puxam a ladainha, em latim, no antigo curral.
O Boi Boiola e o Boi Rasgadinho são feitos por artistas LGBTQIA+ da cidade. Cada um faz seu evento e não competem entre si. Celebram a diversidade e demarcam um espaço artístico próprio, marcado pela irreverência.
O #Toadas/BNC edição Parintins está em seu terceiro ano. Acontece hoje na Praça Digital, às 17h. O evento é a coroação do trabalho feito inicialmente para exaltar a toada de boi-bumbá como estilo musical.
Durante a pandemia, movimentou o cenário artístico bovino e alentou a saudade dos eventos presenciais. O #Toadas/BNC Parintins se consolida como evento esperado da temporada. É um bom exemplo de como se criam as tradições.
Foto: BNC Amazonas