Parintins quer que Lula salve a frente da cidade

A orla sofre um processo natural de desbarrancamento, resultado da luta da ilha com o rio Amazonas.

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/07/2023 às 15:57 | Atualizado em: 26/07/2023 às 15:57

 Ao ensejo da ida do presidente da República, Lula da Silva (PT) a Parintins, no próximo dia 4, articulação está sendo feita para que ele salve a frente da cidade.

A orla sofre um processo natural de desbarrancamento, resultado da luta da ilha com o rio Amazonas.

A frente da cidade é no trecho mais largo do maior rio do mundo. Dessa forma, a força das correntes agride todos anos, durante o processo de cheia do rio, a terra firme.

Desde a década de 80, Parintins resiste aos desbarrancamentos de sua frente construindo muros de contenção.

Mas, nessas quatro décadas de enfrentamento, o rio tem vencido todas as batalhas.

Agora, a ideia é aproveitar a ida de Lula à cidade, prevista para 4 de agosto (até segunda-feira era dia 5), e apresentar a ele projetos para tentar conter o fenômeno.

Há neste momento, portanto, dois projetos. Um prevê a construção de muros de contenção onde ainda não há, enquanto o outro sugere o paisagismo da orla para segurar a terra.

Principal entusiasta desses projetos, o senador Omar Aziz (PSD), com o prefeito Frank Bi Garcia (União Brasil), correm contra o tempo para receber Lula com os planos em mãos.

Leia mais

Parintins entra em situação de emergência após erosão atingir orla

Emergência

A pressa pela obra, ou obras, não é circunstancial. Por causa dos desbarrancamentos, a cidade está em estado de emergência reconhecido pelo governo federal.

Esse decreto de emergência deve ajudar na aprovação e aceleração da construção da nova frente da ilha do festival dos bois Garantido e Caprichoso.

Fotos: reprodução/redes sociais