Operação do Ibama flagra nova área de garimpo ilegal no Amazonas
Vídeo mostra que atividade tornou turvas as águas de uma cachoeira

Mariane Veiga
Publicado em: 20/08/2023 às 12:14 | Atualizado em: 20/08/2023 às 12:31
Um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo (20), gravado por servidores do Ibama, mostra um flagrante de garimpo ilegal em áreas protegidas do Amazonas.
Nas imagens, é possível observar que a atividade tornou turvas as águas de uma cachoeira.
A draga encontra-se no meio de um pequeno rio que, após ter suas margens dragadas, apresenta diversas ilhas que teriam se formado pela deposição do material do solo no leito do rio pelas máquinas o que demonstra que houve assoreamento, fenômeno que provoca o sumiço e mortandade da fauna aquática e inviabiliza a vida das comunidades no local pela dificuldade no acesso à água e pela contaminação dos peixes por mercúrio.
Dessa vez, a equipe especial de fiscalização utilizou dois helicópteros. Tanto na draga, quanto em casas próximas a aparência é de abandono devido à fuga dos garimpeiros após a chegada do Ibama.
“O garimpo ilegal é capaz de destruir lindas paisagens naturais que poderiam ser objeto do turismo ecológico. O Garimpo ilegal prejudica a economia, a sociedade e o meio ambiente, atrasando o desenvolvimento da Amazônia”. São as palavras do Superintendente do Ibama-AM, Joel Araújo.
Outras informações a respeito operação não podem ser divulgadas por se tratar de ação em andamento.
O superintendente postou o vídeo em sua conta do Instagram.
Leia mais
PF investiga financiadores do garimpo ilegal em terra ianomâmi
Foto: reprodução