BNDES deve financiar projetos de mobilidade e iluminação de Manaus

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 08/12/2017 às 10:27 | Atualizado em: 08/12/2017 às 11:07

As áreas de gestão pública e socioambiental, de saneamento e transporte e mobilidade urbana do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostraram interesse de firmar parceria com a Prefeitura de Manaus para projetos nesses setores.

Essa manifestação foi feita ao prefeito Arthur Neto (PSDB), que foi à sede do banco no Rio de Janeiro para apresentar projetos para melhoria da mobilidade urbana, incluindo macrodrenagem e modernização da iluminação pública.

Técnicos do BNDES garantiram a Arthur que Manaus pode conseguir os recursos que precisa por ter apresentado planos de investimentos bem delimitados e não pulverizados.

“É nosso interesse apoiar os municípios e as propostas de Manaus são bastante avançadas naquilo que nós esperamos de um poder público”, afirmou a diretora do BNDES, Marilene Ramos, citando o projeto de iluminação a LED que Arthur implanta na capital.

O prefeito conheceu as novas linhas de crédito do BNDES para essas áreas e disse que a partir de 2018 sua gestão começa a executar projetos mais ousados em infraestrutura e mobilidade.

Segundo ele, Manaus está na primeira classe das cidades que podem contrair empréstimos e financiamentos por possuir capacidade de endividamento, graças à política fiscal adotada pela prefeitura.

“Manaus tem capacidade de contrair empréstimos financeiros superiores a R$ 4 bilhões, e atualmente, utiliza algo em torno de 30% desse potencial”, disse o secretário de Finanças (Semef) da prefeitura, Lourival Praia.

 

Foto: Divulgação/Semcom