Ministro da Indústria enfrenta Comissão de Ética da Presidência

Publicado em: 12/12/2017 às 16:30 | Atualizado em: 12/12/2017 às 16:30

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu entregar à Comissão de Ética da Presidência da República (CEP) a gravação feita por Joesley Batista, na qual o empresário negocia o pagamento de propina para o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

O empresário gravou a fita para comprovar o pagamento de R$ 6 milhões em propina para o ministro.

A CEP instaurou processo ético e vai ouvir a íntegra da fita.

A comissão poderá pedir o afastamento do ministro do governo Temer.

A próxima reunião será em janeiro.

“O gabinete do ministro Fachin comunicou à secretaria da Comissão de Ética Pública que as fitas estão vindo em sua integralidade”, disse o presidente da CEP, Mauro Menezes.

Ele ouviu o trecho no qual o empresário e o ministro discutem sobre cifras, divulgado por Veja, mas afirmou que é necessário ouvir toda a gravação.

“A fita tem indícios que sugerem ter havido ali uma negociação imprópria”, disse Menezes.

Segundo ele, a gravação pode corroborar a delação de Joesley Batista.

A CEP havia aberto o processo ético somente com base na colaboração premiada, antes da divulgação da conversa.

No encontro com Joesley, o ministro Marcos Pereira fala sobre os pagamentos: “ Eu não lembro mais a conta”, provoca o empresário. O ministro responde: “Meia cinco zero”.

Marcos Pereira ressalta que já haviam se reunido cinco vezes. Joesley faz as contas da propina: “Uma… Cinco e quinhentos… Cinco vezes cinco… Cinco de quinhentos dá… Dois e quinhentos, tá”, diz Joesley, que continua somando: “Mais uma, dá mais quinhentos (…) “Três e seiscentos e cinquenta. Três seiscentos e cinquenta”.

Joesley pede que o ministro inclua em suas anotações o valor do pagamento daquele dia: “Então, anota aí… Mais seiscentos e vinte”.

O ministro concorda com os cálculos: “Seis, é isso aí… É isso aí”.

Fonte: MSN Brasil

 

Foto: Fernando Frazão/Grande Bahia