Autazes entra em disputa por Curso de Medicina
Edital abrindo possibilidade de municípios do entorno de Manaus terem Faculdade de Medicina saiu na semana passada

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/10/2023 às 11:10 | Atualizado em: 09/10/2023 às 11:10
A cidade de Autazes (AM) vai aproveitar chamada pública feita pelo Ministério da Educação para entrar na briga para ter Curso de Medicina funcionando no município.
O edital para seleção de propostas para autorização da faculdade foi lançado na semana passada.
Ele tem abrangência nacional, mas o recorte possibilitando a criação de Curso de Medicina no entorno de Manaus despertou o interesse do prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (na foto destacada).
Para ele, o município reúne condições objetivas para receber a instituição. Assim, Andreson vislumbra a possibilidade de Autazes se tornar, nesse caso, município-polo para os vizinhos Careiro, Careiro da Várzea, Manaquiri e Nova Olinda do Norte.
Ele cita vantagens sobre as outras cidades do etorno de Manaus que poderão participar do edital, Careiro, Manaquiri, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Geograficamente, Adreson destaca o fato de Autazes estar situada em posição de fácil acesso, por estradas e por rios, ao Sul do Amazonas. Nesse caso, o curso poderia beneficiar também as populações dos municípios de Borba, Novo Aripuanã, Apuí, Manicoré e Humaitá.
Isso, acrescentou, alcança mais de 400 mil pessoas.
Adreson acrescenta que Autazes está prestes a iniciar a construção de um hospital público, com investimento inicial de R$ 20 milhões. O dinheiro está garantido, assegurou, com verbas de emendas do deputado federal Silas Câmara.