Fogo queima mata no Novo Céu, em Autazes, e gera pânico nos moradores
Vídeo de morador mostra o drama que ameaça casas da comunidade

Mariane Veiga
Publicado em: 10/10/2023 às 20:01 | Atualizado em: 10/10/2023 às 20:35
Nos últimos meses, desde que o verão amazônico apertou no Amazonas, uns oito municípios lideram os focos de calor no estado devido às queimadas da floresta. Entre eles está Autazes, a pouco mais de 100 quilômetros de Manaus.
Nesta noite de terça, dia 10, morador da comunidade Novo Céu, na estrada próximo da sede de Autazes, filmou os diversos pontos de fogo na mata.
“Tem fogo pra todo lado”, disse ele ao BNC Amazonas enquanto juntava demais moradores para evitar que o fogo chegue às casas.
Com motoserras e roçadeiras, os moradores abriram uma picada na mata na tentativa de criar uma barreira ao fogo.
A grande dificuldade é que não há água disponível para combater a voracidade do fogo. Os poços ao longo da estrada estão secos.
A comunidade do Novo Céu, temerosa por uma tragédia, pede ajuda urgente das forças ambientais dos governos estadual e federal.
Veja o vídeo
Leia mais
Mata do D. Pedro pega fogo desde 12h e aumenta na noite de terça
Foto: reprodução/vídeo