Em Manaus, futuro e sustentabilidade da Amazônia marcam TEDx

O empreendedor Francisco D’Ellia abordou em palestra o futuro a partir da perspectiva da preservação da floresta associada à tecnologia

Mariane Veiga

Publicado em: 05/11/2023 às 13:51 | Atualizado em: 05/11/2023 às 13:57

O terceiro e último dia da conferência TEDx Amazônia, neste sábado (4), em Manaus, focou debates no futuro e sustentabilidade do meio ambiente da região.

Ativistas, pesquisadores e empreendedores participaram do evento que começou no dia 2, com apoio do Governo do Amazonas. Cinco palestrantes falaram de bioeconomia, produção sustentável, ciência e tecnologia, combate ao desmatamento, conservação da biodiversidade, entre outros.

O empreendedor Francisco D’Ellia (foto), por exemplo, abordou em palestra o futuro a partir da perspectiva da preservação da floresta associada à tecnologia.

Ele é o idealizador da startup Bioverse, que usa inteligência artificial para melhorar a produtividade da agricultura e reduzir o uso de agrotóxicos.

“Tive a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas de diversas regiões do país, principalmente da Amazônia. Líderes de comunidades, líderes extrativistas, e isso é um encontro muito próspero, porque, ao mesmo tempo que estamos focados na engenharia, na ciência da computação, estamos próximos das pessoas que realmente serão beneficiadas por essa solução”.

O organizador do evento, Rodrigo Cunha, afirmou que o TEDx Amazônia atingiu o seu objetivo ao reunir importantes referências e compartilhar conhecimento.

“Esse evento foi uma oportunidade de reunir muitas pessoas de diferentes histórias, lugares e regiões da floresta amazônica, pessoas que têm diferentes perspectivas sobre como cuidar desse bioma. E o Governo do Estado proporcionou esse espaço de debate, um espaço muito diverso e rico”.

Leia mais

TEDx Amazônia: em Manaus, Marina reforça luta contra desmatamento

Foto: Antônio Lima/Secom