Após presenciar desencontros de informações e falta de alinhamento nas ações dentro do governo federal, a caravana da br-319, que está há uma semana, em Brasília, saiu dos gabinetes do Palácio do Planalto e da Esplanada dos Ministérios com pelo menos uma garantia:
A pavimentação da BR-319 (Manaus/AM a Porto Velho/RO) poderá ser incluída no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Isso porque o governo Lula da Silva deverá lançar os PAC Seleções 1 e 2 justamente para inclusão de obras que ficaram fora da primeira edição.
A garantia foi dada aos sindicalistas da caravana da BR-319 pelo secretário de assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais, Margonari Marcos.
Ele estava acompanhado do secretário-executivo-adjunto José do Carmo e da diretora de gestão intergovernamental, a amazonense Jéssica Italoema.
No entanto, para que a rodovia entre nessa nova etapa do PAC, é preciso que o Governo do Amazonas faça a solicitação formal até esta sexta-feira (10).
“Mesmo que, por suas próprias razões, o Governo do Amazonas não solicite essa inclusão agora, ainda haverá o PAC Seleções 2, mais adiante”, disse Marcos
Em resumo, houve a garantia oficial de que a reconstrução da BR-319 é, sim, uma obra de infraestrutura prioritária para o presidente Lula e, consequentemente, para o governo federal na atual gestão.
Por outro lado, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, deputado Fausto Júnior (União Brasil-AM) disse aos sindicalistas da região Norte que vai falar pessoalmente com o governador Wilson Lima para garantir que o Amazonas solicite a inclusão da BR-319 no PAC Seleções.
Leia mais
Compromisso
Em nome do ministro Alexandre Padilha, o secretário afirmou que Lula tem o compromisso de reconstruir a BR-319.
Assim como não poupará esforços para realizar a obra porque entende o quanto a rodovia é essencial ao Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, para toda a região Norte e ao país.
“[Reconstruir a BR-319], trata-se de redução dos desequilíbrios regionais, das desigualdades sociais e plena cidadania dos mais de cinco milhões de brasileiros cujas vidas dependem diretamente da rodovia”.
Segundo ele, o problema da BR-319 é menos de ordem financeira e mais de caráter político.
Dinheiro tem e se for o caso existem mecanismos para a alocação de mais recursos. Então, os entraves estão nas divergências em outros campos, envolvendo posições e interesses conflitantes , disse o emissário de Lula.
Já a diretora Jéssica afirmou:
O governo do presidente Lula tem a consciência e a convicção de que precisa investir o máximo possível em infraestrutura de transportes, porque isso é vital para a economia e para a integração nacional .
Entrave técnico
A caravana da BR-319 também bateu às portas do Ibama. E lá, com o presidente Rodrigo Agostinho, os sindicalistas ouviram o mesmo argumento da ministra Marina Silva: os órgãos ambientais não têm nada a ver com os entraves à repavimentação da BR-319. Isso porque cabe ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a realização dos estudos técnicos previstos na licença ambiental prévia. Mas, até agora nada foi apresentado.
No entanto, o presidente Rodrigo Agostinho deixou entrever a posição contrária da área ambiental às rodovias e estradas em meio a florestas. Ele citou, por exemplo, a rodovia estadual AC-450, no Acre, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul , disse o sindicalista Carlos Lacerda.
Segundo ele, o presidente do Ibama também não deu qualquer sinal de que o órgão esteja disposto a agilizar, o que eventualmente lhe couber, para a liberação das obras de reconstrução da BR-319.
Foto: divulgação