Caso Cid: cĂºpula do ExĂ©rcito reclama da falta de informaĂ§Ă£o
Revelações incluem ordens de venda de joias pelo ex-presidente Bolsonaro e detalhes sobre um suposto "gabinete do Ă³dio" no PalĂ¡cio do Planalto.

Publicado em: 26/11/2023 Ă s 09:29 | Atualizado em: 26/11/2023 Ă s 09:29
Membros graduados das Forças Armadas tĂªm manifestado desconforto diante do vazamento gradual do conteĂºdo da delaĂ§Ă£o do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Cid firmou um acordo de colaboraĂ§Ă£o premiada com a PolĂcia Federal (PF) hĂ¡ mais de dois meses, e, apesar do sigilo mantido pelos investigadores, trechos jĂ¡ foram divulgados pela imprensa.
O ministro da Defesa, JosĂ© MĂºcio, buscou mais informações sobre o conteĂºdo em uma reuniĂ£o com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mas o relator nĂ£o compartilhou detalhes. Atualmente, apenas o STF, a PF e a Procuradoria-Geral da RepĂºblica tĂªm acesso Ă s investigações.
As Forças Armadas argumentam a importĂ¢ncia de conhecer o teor da delaĂ§Ă£o para determinar as providĂªncias internas, considerando o impacto na instituiĂ§Ă£o.
NĂ£o se sabe se hĂ¡ menções a nomes ainda em posições de influĂªncia ou o destino de Mauro Cid, cuja carreira militar estava em ascensĂ£o.
Leia mais
Exército afasta Mauro Cid, o ex-ajudante de Bolsonaro
AlĂ©m disso, hĂ¡ insatisfaĂ§Ă£o com os vazamentos “parcelados”, que prolongam o desgaste das Forças Armadas, anteriormente em destaque durante os quatro anos do governo Bolsonaro.
Declarações de Cid revelaram, entre outros pontos, que Bolsonaro teria ordenado a venda de joias recebidas pelo governo, com o valor entregue em espécie ao ex-presidente.
TambĂ©m foram expostos detalhes de um suposto “gabinete do Ă³dio” no PalĂ¡cio do Planalto. Relatos posteriores mencionam um alegado plano de golpe militar para reverter a vitĂ³ria de Lula sobre Bolsonaro, com o aval do entĂ£o comandante da Marinha, Almir Garnier, mas rejeitado pelos chefes do ExĂ©rcito e da AeronĂ¡utica.
Leia mais na Veja
 Foto: Lula Marques/AgĂªncia Brasil