Empréstimos: veja como Roberto Cidade se comparou a David Almeida

ALE-AM aprovou com facilidade pedido de empréstimo de Wilson Lima; em Manaus, prefeito tem dificuldades com a câmara de vereadores.

Empréstimos - Cidade quer criação de política à agroindústria do AM

Neuton Correa

Publicado em: 30/11/2023 às 08:58 | Atualizado em: 30/11/2023 às 08:58

O deputado Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), usou pedidos de empréstimos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus para fazer comparação do nível da relação entre os poderes. Ao mesmo tempo, reafirmoou publicamente sua pré-candidatura a prefeito de Manaus em 2024.

Na mais pública sinalização desse projeto, véspera de aniversário da capital, em 24 de outubro, o deputado partiu para o confronto direto e aberto com o prefeito David Almeida (Avante).

Contudo, Cidade acabou levando uma invertida de Almeida, no dia seguinte.

Leia mais 

‘Não é pintar calçada da Ponta Negra de vermelho que vai resolver’

Significados da comparação

Ontem, porém, o presidente da ALE-AM aproveitou um assunto que custou caro politicamente ao prefeito. Cidade, portanto, fez comparação com aquele que pode ser seu principal adversário no ano que vem.

Desta vez, usou de sutilezas, contudo, carregadas de significados.

Foi na aprovação de autorização da ALE de Cidade para que o governador Wilson Lima tome empréstimos da ordem de R$ 2,5 bilhões para investimentos diversos.

Para começar, os projetos do governo foram aprovados por ampla maioria.

Assim, Cidade quis mostrar a Almeida que o poder Legislativo estadual vive em paz com o Executivo.

Dessa forma, expõe que o prefeito vive um cenário contrário na relação com a câmara de vereadores. Por exemplo, compara com a negação a Almeida para contrair empréstimo de R$ 600 milhões.

Leia mais 

‘Quem está pensando em política, está vagabundando’

Transparência

Nesse episódio, do dia 8 deste mês, os vereadores acusaram o prefeito de falta de transparência.

Dessa forma, para confrontar Almeida nesse aspecto da relação Legislativo-Executivo, Cidade pediu ao governo a presença de todos os secretários envolvidos com o pedido de empréstimo para que estivessem na ALE no dia da sessão, neste dia 29.

Como resultado, Cidade encheu uma mesa só com assessores do governador. Quis, assim, dar uma mensagem de transparência sobre o valor do empréstimo em questão.

Estiveram com Cidade na ALE os secretários de Lima, em reunião com 20 deputados: Sérgio Litaiff (de governo); Luiz Otávio (executivo da Sefaz); e Daniela Jaime (executiva da Sedurb), além de Alessandro Moreira (assessor técnico da Sefaz).

Logo depois, falando à imprensa, o presidente da ALE-AM afirmou, em cutucada ao prefeito: 

“O Governo do Estado teve a preocupação de detalhar tudo o que será feito com esses recursos. Os técnicos da Sefaz estiveram aqui, esclarecendo todas as dúvidas dos deputados em relação ao andamento dos projetos, em que serão utilizados”.

Foto: Joel Arthus/divulgação