Deputada pede medidas urgentes pelos serviços do Francisca Mendes
Conforme Mayra Dias, a população denuncia problemas para a realização de exames cardiológicos e de falta de insumos para cirurgias desse tipo

Publicado em: 30/11/2023 às 22:25 | Atualizado em: 01/12/2023 às 19:20
A deputada Mayra Dias (Avante) apresentou nesta quinta (30) dois pedidos na Assembleia Legislativa (ALE-AM) de providências do Governo do Estado sobre a situação do hospital Francisca Mendes.
Conforme ela, a população denuncia problemas para a realização de exames cardiológicos e de falta de insumos para cirurgias desse tipo, como a substituição da válvula mitral, por exemplo.
Mayra disse que essas medidas são necessárias para diminuir a fila de pacientes aguardando atendimento.
Em um dos requerimentos, a deputada pede também a manutenção e reposição da máquina de cateterismo, que estaria com defeito há mais de um ano.
“A situação gerou uma extensa fila de espera, ultrapassando mil pacientes, conforme denúncias e apelos de familiares de usuários do serviço. Muitos desses pacientes encontram-se em estado crítico, correndo risco de morte, sem condições de arcar com os custos elevados em hospitais particulares”, disse a deputada.
Ela cobra insumos necessários para as cirurgias e, dessa forma, reduzir o tempo de espera dos pacientes.
De acordo com denúncias que disse ter recebido em seu gabinete, pacientes com insuficiência cardíaca enfrentam dificuldades para realizar a cirurgia devido à escassez de insumos.
Apenas aqueles que chegam à unidade de saúde em estado crítico têm acesso aos procedimentos, conforme a deputada.
“A solicitação justifica-se pelos transtornos relatados pelos usuários do hospital do coração Francisca Mendes, relacionados à falta de prótese mitral biológica e outros insumos essenciais para as cirurgias de troca de válvula mitral, o que está em total desacordo com o bem-estar da população”.
Os pedidos foram encaminhados ao governador Wilson Lima e ao secretário de Saúde, Anoar Samad.
Leia mais
Doador de sangue ganha homenagem de Mayra Dias na ALE-AM
Foto: Divulgação