Temer promete troco a Maduro pela expulsão de embaixador

Publicado em: 24/12/2017 às 07:28 | Atualizado em: 24/12/2017 às 07:28

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que a determinação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) é dar resposta à altura ao ato do governo bolivariano de Nicolás Maduro de expulsar o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira, declarado como “persona non grata”.

A decisão foi anunciada nesta sexta, dia 23, pela presidente da Comissão para a Verdade, Justiça e Paz, Delcy Rodríguez, em nome da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana.

Segundo ela, o ato é porque o governo brasileiro violou o “fio constitucional” na relação com a Venezuela.

O governo Temer vem fazendo críticas públicas à gestão bolivariana de Maduro por discordar de ações do presidente do país vizinho.

Nesta quinta, dia 21, em reunião de cúpula do Mercosul, Temer disse que a Venezuela foi suspensa do bloco porque “colocou em xeque” direitos fundamentais.

O presidente brasileiro é o atual dirigente do bloco econômico da América do Sul e defendeu a suspensão do país vizinho porque Maduro impunha um regime de ditadura.

A tensão é ruim particularmente para os estados da região Norte, principalmente Amazonas e Roraima, que nesta época do ano, de férias, têm o país vizinho como destino turístico.

São esses dois estados os que mais têm acolhidos os venezuelanos que fogem da fome, da falta de trabalho, da assistência à saúde e outros problemas causados pelo governo bolivariano de Maduro.

Leia a nota do governo brasileiro:

O governo brasileiro tomou conhecimento de declaração de ex-chanceler venezuelana de que o governo desse país teria decidido declarar o embaixador do Brasil em Caracas “persona non grata”.

Caso confirmada, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo.

O Brasil aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes.

 

Leia mais

http://amazonas.bncamazonia.com.br/municipios/cresce-numero-de-venezuelanos-em-manaus-fugindo-de-maduro/

http://amazonas.bncamazonia.com.br/ta_na_midia/governo-brasileiro-pede-suspensao-da-constituinte-na-venezuelagoverno-brasileiro-pede-suspensao-da-constituinte-na-venezuela/

http://amazonas.bncamazonia.com.br/ta_na_midia/temer-oferece-apoio-venezuelanos-contra-maduro/

Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores