Cobertura especial mostra lições ancestrais dos indígenas ianomâmis
Comunidade indígena, que vive isolada na Amazônia, também viveu tragédia humanitária em 2023

Mariane Veiga
Publicado em: 31/12/2023 às 17:34 | Atualizado em: 31/12/2023 às 20:15
A TV Globo comemora 44 anos no dia 6 de janeiro do programa ‘Globo Rural’ e abriu as comemorações neste domingo (31) com uma reportagem especial que mostra o dia a dia dos ianomâmis.
Uma equipe passou 15 dias na região do Demini, entre o Amazonas e Roraima, acompanhando as tarefas diárias dos indígenas, seja na floresta, na roça, em casa, e até mesmo em um ritual xamânico.
Os indígenas ianomâmis também viveram uma tragédia humanitária em 2023. O grupo sofreu com casos das mais diversas doenças, além da violência e riscos impostos pelo garimpeiro ilegal na região.
O especial mostra a comunidade indígena que vive no coração da floresta amazônica, isolada. Revela ainda um pouco da história e cultura desse povo.
Os ianomâmi são tradicionalmente coletores, mas também praticam a agricultura. A alimentação deles é diversa: além da macaxeira, tem o buriti, a banana, cogumelos e outros.
O sistema em que eles trabalham se assemelha muito ao que os não indígenas conhecem como agrofloresta. Eles também praticam a pesca nos igarapés.
Na cultura indígena, as atividades são determinadas pelo gênero. Já os pajés são a principal conexão desse povo com a espiritualidade.
Leia mais no G1.
Leia mais
Ianomâmis: Lula quer rigor nas ações de proteção no AM e RR
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil