Campelo lança coletânea de artigos publicados no BNC Amazonas
Diretor dos grandes projetos do governo do estado abordou temas como saneamento, meio ambiente, urbanização e habitação.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 15/02/2024 às 13:00 | Atualizado em: 15/02/2024 às 17:54
Diretor dos grandes projetos do Governo do Estado, o secretário da UGPE, engenheiro Marcellus Campelo, lança neste dia 20 a coletânea de seus artigos publicados no site BNC Amazonas e outros com o título de “Cidades que temos, cidades que queremos”, pela editora Valer.
O lançamento para convidados do autor será no salão Solimões, do Palácio Rio Negro, no centro de Manaus, às 18h.

Conforme a assessoria de Campelo, o livro reúne 70 artigos como marco do início da trajetória do autor como articulista semanal na imprensa.
“É uma coletânea revisada dos artigos que venho publicando desde novembro de 2021, quando me propus a exercitar esse desafio que é traduzir em palavras as leituras que tenho feito sobre temas que afetam as cidades do mundo todo e as experiências que tenho vivido como gestor, na UGPE”, disse Campelo.
Especialista em saneamento, ele aborda esse e outros temas, como meio ambiente e sustentabilidade, condições climáticas, urbanização e habitação, transporte e mobilidade.
Os capítulos do livro são separados por essas temáticas, incluindo, ainda, uma parte específica sobre os programas de Saneamento Ambiental de Manaus e Interior (Prosamim) e de Saneamento Integrado (Prosai).
Campelo trata ainda de emprego e renda, igualdade de gênero e diversidade, parcerias institucionais e relações com a comunidade, temas que também estão inseridos, de alguma forma, nas ações executadas pelo órgão.
O livro tem 222 páginas e foi editado pela Valer e pela agência Três Comunicação e Marketing. Conforme a divulgação, a obra já está disponível pelo site www.editoravaler.com.br e pela Amazon.
A apresentação do livro é do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. Conforme ele, a obra trata com clareza e didatismo temas que estão na pauta do dia do país e do mundo.
“Dentre eles, os desafios para a universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil e a busca pela sustentabilidade como caminho necessário a ser percorrido por todos no planeta. E chama a atenção para a importância de se ter uma visão holística das cidades, planejando-as para o futuro e reconectando as pessoas com os espaços onde vivem”.
O prefácio é assinado pelo doutor em desenvolvimento socioambiental José Alberto Machado.
Leia mais
LED no interior é uma das metas para a COP 30
Quem é o autor
Campelo é engenheiro civil, especialista em saneamento básico. Tem 53 anos, é natural de Manaus-AM e dirige atualmente a UGPE (Unidade de Gestão de Projetos Especiais), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), da qual já foi dirigente.
Além de presidir comissão de licitação da Prefeitura de Manaus (2010 a 2012), ele também foi secretário de Saúde do estado de 2020 a 2021.
Fotos: divulgação