Covid volta a atacar no Amazonas e TCEÂ alerta governo e prefeituras
Recomendações sĂ£o para fortalecer, preventivamente, a capacidade de resposta do sistema de saĂºde em todo o estado Ă s demandas emergenciais.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas*
Publicado em: 20/02/2024 Ă s 11:39 | Atualizado em: 20/02/2024 Ă s 11:49
Um alerta do Tribunal de Contas (TCE-AM) foi emitido nesta terça (20) ao Governo do Estado e prefeituras dos 62 municĂpios diante do aumento de casos de covid-19 (coronavĂrus) no Amazonas neste inĂcio de ano.
Em documento publicado em diĂ¡rio oficial, o Ă³rgĂ£o, por meio da sua Secretaria de Controle Externo, recomenda a necessidade de medidas preventivas.Â
AlĂ©m disso, sugere reforço de ações de tratamento de sĂndromes respiratĂ³rias.
Por exemplo, o TCE cita a realizaĂ§Ă£o de campanhas de conscientizaĂ§Ă£o sobre os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de mĂ¡scara, e higienizaĂ§Ă£o.
Leia mais
Amazonas tem alerta da Fiocruz para cuidado com covid no carnaval
Testar e vacinar
Outras providĂªncias recomendadas sĂ£o a volta dos testes de covid, rastreamento de casos de contaminaĂ§Ă£o e vacinaĂ§Ă£o mais eficiente da populaĂ§Ă£o.
Ao mesmo tempo, os governos estadual e municipais devem avaliar, frequentemente, a eficĂ¡cia das medidas adotadas e monitorar a capacidade operacional das unidades de saĂºde. Esta Ăºltima quer evitar o que aconteceu em 2020 e 2021, com a falta de leitos para os pacientes.
Conforme o tribunal, as recomendações sĂ£o para fortalecer, preventivamente, a capacidade de resposta do sistema de saĂºde em todo o estado Ă s demandas emergenciais.
*Com informações da assessoria de comunicaĂ§Ă£o do TCE.
Foto: AgĂªncia Brasil