Incra reconhece terra quilombola em Barreirinha, no Amazonas
Cinco áreas quilombolas foram aprovadas também no Pará, Bahia, Maranhão e Santa Catarina

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 05/03/2024 às 18:12 | Atualizado em: 05/03/2024 às 18:12
O conselho diretor do Incra aprovou nesta segunda (4) o reconhecimento de cinco territórios quilombolas, sendo um no Amazonas (Rio Andirá em Barreirinha), um no oeste do Pará (Arapucu), Bahia (Graciosa), Maranhão (Benfica) e Santa Catarina (Campos do Poli).
Para o diretor de governança fundiária do Incra, o ex-senador amazonense João Pedro Gonçalves, classificou como histórica a reunião de reconhecimento das terras quilombolas.
“Aprovamos hoje o reconhecimento de territórios quilombolas de cinco territórios. Eu quero chamar a atenção aqui para o território quilombola no município de Óbidos, no Pará, mais um território quilombola histórico do rio Andirá, no município de Barreirinha, terra do escritor amazonense Tiago de Mello, no Amazonas”, disse Gonçalves em vídeo publicado nas redes sociais.
Com isso, afirmou Gonçalves, o Incra reafirma o seu compromisso com a agenda quilombola, “com esses que construíram esta nação e que tem uma ancestralidade. É por isso que o Incra está fazendo esse justo reconhecimento”.
Leia mais
Incra nega autorizar garimpo de ouro em terra indígena na Amazônia
Foto: Anderson Menezes/Amazônia Real