Em 2023, o tempo médio de permanência dos turistas para viver a experiência turística no Amazonas cresceu 40%, em comparação a 2022.
Sobretudo, esses são dados do Governo do Amazonas, por meio da Empresa de Turismo (Amazonastur).
Os turistas optaram por permanecer no Amazonas durante sete dias, em 2023, enquanto em 2022 o tempo médio era de cinco dias.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o crescimento é positivo, pois o tempo médio de permanência dos turistas no Amazonas também significa mais contribuição para a economia no estado de forma direta e indireta.
Quanto mais o turista permanece no Amazonas, mais ele irá realizar movimentação financeira. Além de comprar passagens e reservar hotel, ele irá em restaurantes, conhecer a culinária local, comprar artesanatos, encontrar pacotes para fazer um turismo seguro em agências, entre outros serviços .
Turistas de São Paulo e Estados Unidos são os principais emissores nacionais e estrangeiros do Amazonas e o gasto médio total é de R$ 2.520 e R$ 2.493, respectivamente.
Segundo a pesquisa, a maior parte dos turistas tem idade média entre 41 e 77 anos. Sendo a maioria do público mulher (50,37%) e com estado civil casado (46,64%).
Além disso, a motivação da viagem realizada ao Amazonas também é apontada na pesquisa.
Como resultado, entre os motivos da viagem, trabalho/negócios representa cerca de 42,33%. Lazer, visitar amigos e familiares também estão entre os principais motivos para visitar o Amazonas.
Assim, o levantamento realizado anualmente pela Amazonastur é captado por caracterização dos turistas, avaliação dos turistas, pesquisas de avaliação da população e de turismo emissivo, com o objetivo de nortear políticas públicas para alavancar o turismo no Amazonas.
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Foto: Lucas Silva/Secom