DPE exige garantia de empresa pela energia em S. Gabriel da Cachoeira

O objetivo do compromisso é evitar novos apagões na cidade, como aconteceu em 2023, durante a vazante do rio

Publicado em: 11/03/2024 às 21:14 | Atualizado em: 11/03/2024 às 21:23

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE- AM) convocou a empresa privada V-Power FlexGEN para firmar um ajuste de conduta pela garantia de fornecimento de energia à população de São Gabriel da Cachoeira, no alto rio Negro.

O objetivo do compromisso, assinado no dia 8, é evitar novos apagões na cidade, como aconteceu em 2023, durante a vazante do rio.

“Esse ajuste de conduta nada mais é do que um acordo no qual a empresa se compromete a cumprir algumas condições que vão garantir alguma segurança energética para o município”, disse a defensora pública Isabela Sales.

Leia mais

Governo pensa em cancelar privatização de empresas de energia elétrica

Manutenção

Conforme a DPE, a iniciativa garante que não haja novos episódios de descontinuidade do serviço, assegurando a manutenção de atividades essenciais para a população do município, com pouco mais de 50 mil habitantes.

Em outubro do ano passado, São Gabriel da Cachoeira foi o primeiro do Amazonas a sofrer com o racionamento de energia ocasionada pela seca do rio Negro.

À época, aulas, atendimentos e funcionamento de órgãos públicos foram suspensos.

“A partir desse apagão, nós verificamos que seria necessário entrar em um regime de racionamento e isso foi deliberado junto ao comitê de crise que foi instituído aqui, formado por uma série de organizações que atuam na cidade, dentre as quais o trabalho do Exército”.

De acordo com Isabela, a partir de uma ação civil pública, cronogramas foram estabelecidos e cobrados seu cumprimento por um comitê de crise.

Abastecimento

A empresa se comprometeu ainda a melhorar o fluxo de informações em tempo real sobre a situação da geração de energia.

Segundo a defensora pública, as condições firmadas no acordo já estão sendo cumpridas.

“Atualmente, mesmo com o rio em níveis mais abaixo do que estavam em outubro e novembro do ano passado, já tem estoque garantido aí para algumas semanas”.

Foto: DPE/divulgação